Por que devemos cantar alto os santos nomes?

Certa vez, na vila de Harinadi, um brahmana arrogante, ao ver o grande santo Haridasa, dirigiu-lhe a palavra de forma ofensiva. Ele disse: “Por que você canta os santos nomes tão alto?” 



   Haridasa respondeu: “Ó brahmana, por favor, tente entender que quando qualquer entidade viva – seja ela um humano, um animal terrestre ou aquático, um inseto ou uma ave – ouve o santo nome sendo cantado por um devoto puro do Senhor, ela, ao deixar seu corpo, vai diretamente para Vaikuntha, o mundo espiritual. 

   No Srimad-Bhagavatam (10.34.17), o vidyadhara de nome Sudarshana ora: ‘Ó Senhor, quando Seu nome é cantado por um devoto que é puro, tendo sido purificado pelo contato com Seus pés de lótus, e esse santo nome é ouvido por alguma entidade viva, ele pode purificar imediatamente tanto quem o canta quanto quem o ouve’. Espécies inferiores, como os animais terrestres, as aves e os insetos e vermes, não têm habilidade para cantar o nome do Senhor. Todavia, simplesmente por ouvirem o santo nome de Hari, elas podem se liberar. Por meio do cantar silencioso do nome do Senhor Krishna com japa, a pessoa libera a si mesma. Contudo, uma pessoa que canta o nome do Senhor em voz alta, em sankirtana, liberta todos aqueles que ouvirem. 

  Por essa razão, por beneficiar a todos, as escrituras estabelecem que o cantar do nome do Senhor em voz alta é mil vezes melhor.”

Excertos do capítulo 16 do adi-khanda da obra Chaitanya-bhagavata de Srila Vrindavana Dasa Thakura.


O que é Gopastami/Gosthastami ?

 "O oitavo dia lunar da quinzena brilhante do mês de Kārttika é conhecido pelas autoridades como Gopāṣṭamī . A partir daquele dia, o Senhor Krsna tornou-se um pastor de vacas, enquanto anteriormente Ele cuidava dos bezerros." [seção Kārttika-māhātmya do Padma Purāṇa]

 Neste dia, o senhor Sri Krishna tornou-se um vaqueiro qualificado e levou as vacas para pastar em Govardhana. Anteriormente Ele era o guardião dos bezerros. Foi nesse dia que Ele se tornou um gopa, ou vaqueirinho.

  Festival dedicado ao Senhor Krishna e as vacas. Neste festival, os devotos oferecem um respeito especial para as vacas por sua utilização na vida diária. Vacas fornecem o leite que ajuda no cumprimento da exigência nutricional das pessoas como uma mãe. É por isso que as vacas são consideradas sagradas e adoradas na religião védica como uma mãe.

  É um dia importante para os devotos mostrarem respeito e gratidão às vacas por fornecerem um alimento tão especial. As pessoas visitam o estábulo para banharem as vacas, decorar com panos e joias antes de oferendas especiais feitas pelos devotos.

  Neste dia, Sri Krishna puja (adoração a Krsna) e Gow Puja (adoração as vacas) são realizados juntamente com pradakshina (doação) para adquirir bênçãos para uma vida boa e feliz. 
  
 
  Essa cerimônia foi organizada por Nanda Maharaj para Krishna e Balarama, quando foram levar as vacas para pastar pela primeira vez em Vrindavan. Neste festival, o amor de Krishna pelos bezerros e pelas vacas é retratado muito bem. Raddha, queria levar as vacas para pastar, mas foi negado por ela ser uma menina. Então, ela se disfarçou de menino vestindo um dhoti para acompanhar Krishna no pastoreio das vacas juntamente com seus companheiros de brincadeiras.







  

Onde encontrar Krsna bhakti?

  Onde se encontra Krsna bhakti? Onde se encontra Krsna prema? Em que lugar pode ser encontrado? Em algum templo? Em alguma divindade do Senhor? Krsna bhakti, Krsna prema só pode ser encontrado no coração do devoto puro, em nenhum outro lugar. Então, por que dar tanta importância ao externo? Será que alguma instituição pode conceder Krsna prema? Não, esse poder só tem o sadhu genuíno, o devoto bhagavat, o vaisnava puro. 

  Temos de tentar servir honestamente e sem inveja ao devoto puro do Senhor, agradá-lo, e só assim Krsna prema se manifestará em nossos corações. Nesta transação não vale nada externo, nem templo, nem instituição, nem anos de serviço, só vale nossa sincera rendição a essa alma pura. Srila Guru Maharaj (Srila Sridhara Maharaj) nos ensina isso a cada momento da sua vida.

Palavras de Srila B.S. Govinda Dev Goswami Maharaj




O sannyasa de Sri Srimad Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja.


   
Sri Vinoda-Bihari Brahmacari, primeiro entre os discípulos de Srila Prabhupada, mais tarde se tornou bem conhecido pelo nome OM Visnupada Sri Srimad Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja. Porque ele tinha uma compleição dourada, sua mãe e todas as senhoras locais deram-lhe o apelido de Jonah (vagalume).
  Assim como um leão (Kesari) é suave com seus filhotes e feroz com os que podem prejudicá-los, ele era carinhoso com aqueles que sinceramente aspiravam a Verdade e rugia como um leão quando alguma filosofia errônea ameaçava a sua passagem segura para o mundo espiritual.

Iniciação de sannyasa

  Em 1941, Srila Vinodabihari Brahmacari Kritiratna Prabhu (chamado de Vinod por seu Gurudeva) ou Srila Kritiratnaque significa "aquele cujo cada ato e realização são uma joia”, estava dormindo quando durante a última parte da noite, ele sonhou que Srila Prabhupada (Srila Bhaktisiddhanta) colocou a mão em seu ombro direito, e falou com ele em voz grave, dizendo: "Até agora você não tomou  sannyasa. Hoje eu estou dando sannyasa a você". Em seu sonho, a cerimônia de sannyasa completa ocorreu, e quando a cerimônia acabou Srila Prabhupada instruiu Srimad Bhaktisaranga Goswami Maharaja para chamar "Sri Kesava Maharaja ki jaya!"  O Jaya-Dhvani (som) era tão alto que Kritiratna Prabhu acordou.  Ele falou a seus irmãos espirituais superiores sobre o sonho e eles ficaram felizes por voltar a encontrar 'Kesava' entre os 108 nomes sannyasa.

  Kritiratna Prabhu levou este assunto muito a sério e prometeu aceitar sannyasa no próximo dia santo de Bhadra Purnima em Katva, onde Sriman Mahaprabhu aceitou sannyasa. 

  Assim, no Purnima Sri Vinodabihari Brahmacari aceitou sannyasa em Katva, pelo método pancaratric de Samskaradipika, do querido discípulo de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Prabhupada, Srila Bhaktiraksaka Sridhara Gosvami, o transcendental escritor, poeta e filósofo.

 
Srila Sridhara Maharaja

 Seu sannyasa-nome foi anunciado para ser Tridandisvami Sri Srimad Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja. Pujyapada Srimad Bhaktibhudeva Srauti Maharaja exerceu as funções sacerdotais da cerimônia e instruiu os brahmacaris como colocar a kaupina e o pano exterior. Srila Sridhara Maharaja recitou o sannyasa-mantra.  Assim, a vestimenta de sannyasa e nome de sannyasa dado por Srila Prabhupada no sonho tornou-se uma completa realidade.

 Ele estabeleceu o Sri Kesavaji Gaudiya Math em 13 de dezembro de 1954. 
O antigo Kesavaji Gaudiya Matha de 1954

Por que adoramos Krsna?


 
 Paramananda Brahmacari veio a Srila Prabhupada (Srila Bhaktisidhanta) e informou que o Diwan (um poderoso funcionário do governo, ministro ou governante) do Estado de Bharatpura, estava circumbulando o Radha Kunda, prostrando-se no chão e lentamente avançando, medindo o comprimento de cada sucessiva prostração. Paramananda Prabhu falou a Srila Prabhupada com muito ardor: "Ele têm tanta estima por Radharani!"

 Srila Prabhupada, em seguida, saiu de seu aposento e disse: "Sim, mas sua adoração a Radharani e nossa adoração a Radharani são bastante diferentes Eles vêm para Radharani porque Ela é a preferida de Krsna; mas a nossa posição é a oposta. Nós adoramos Krsna porque Ele é o favorito de Radharani. Nosso interesse é Radharani e Krsna é o Seu favorito. E só porque Ela quer Krsna temos alguma conexão com Ele".

 Mais tarde, li que algumas jivas nascem da anga-jyoti (refulgência) de Baladeva, o brahmajyoti, o não distinguível esplendor divino. Essa é a fonte da qual onde alguns de nós nascemos. Outros se originam do halo (auréola) de Radharani e de Seu grupo.

 Estas almas têm uma conexão direta com Radharani. Ela é a sua senhora e necessariamente seguem o que Ela faz. Srila Prabhupada nos disse que somos realmente Saktas, adoradores de potência de Deus; não Saktas como os adoradores de Durga, mas suddha-Saktas (puro-saktas).

 O real, a potência original, a porção dedicada de Krishna, está em Vraja.

Relato de Srila Bhakti Raksak Sridhar Dev-Goswami Maharaj.

Srila Bhaktivinoda Thakura: uma manjari nesse mundo.



Srila Bhaktivinoda Thakura 7


  Ele restabeleceu, no final do século dezenove, os ensinamentos do Senhor Caitanya, os quais, até então, haviam sido amplamente mal interpretados ou perdidos. Escreveu quase cem livros para explicar a ciência da consciência de Krsna, desmascarar falsas encarnações de Deus e derrotar concepções errôneas sobre o caminho do serviço devocional. Era tanto um pregador ativo e magistrado de Jagannatha Puri, Orissa, como também um amoroso pai de dez filhos. Um de seus filhos foi Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura. 

  Em 1914, no dia do desaparecimento de Sri Gadadhara Pandit, a encarnação de Sri Radha, ele entrou nos passatempos eternos de Gaura-Gadadhara e Radha-Madhava. Em Navadvipa [Godrumadvipa] Sri-Sri Gaura-Gadadhara, as Deidades de Thakura Bhaktivinoda, aguardam para abençoar quaisquer visitantes do Svananda-sukhada-kunja. 

 Nos passatempos eternos de Radha-Madhava, Bhaktivinoda Thakura toma a forma de Kamala-manjari para servir Srimati Radharani. 


Sua kutira em Navadvipa

As deidades de Srila Bhaktivinoda

Como acontece o nascimento de Krsna?


   A Suprema Personalidade de Deus entrou na mente de Vasudeva como o Senhor de toda a criação. Assim, o Senhor Krsna situou-se no coração imaculado de Vasudeva. A forma eterna do Senhor, com Suas potências completas, transferiu-se da mente de Vasudeva para a mente de Devaki. 

 Na ocasião do nascimento de Krsna, Vasudeva viu essa criança maravilhosa que nascera como um bebê de quatro braços, segurando o búzio, a maça, o disco e a flor de lótus, decorado com a marca de Srivatsa, usando colar adornado com a pedra kaustubha, vestido em seda amarela, deslumbrante como uma brilhante nuvem negra, usando um elmo ornado com a pedra vaidurya, valiosos braceletes, brincos e outros ornamentos similares por todo seu corpo e vasta cabeleira. Vasudeva ficou maravilhado. 

  Vasudeva desejava comemorar com uma grande festa, mas lembrou-se que estava algemado dentro das paredes da prisão de Kamsa. Então agradeceu mentalmente e prostrando-se com as mãos postas começou a orar. Nesse momento Vasudeva encontrava-se em posição transcendental e libertou-se totalmente de todo o temor. O Senhor, após mostrar a Devaki e Vasudeva todas as suas encarnações como mãe e pai dele, ordenou-lhes que o levasse imediatamente para Gokula e o substituísse pela filha que acabara de nascer de Yasoda. Após isso, o Senhor converteu-se numa criança comum e permaneceu em silêncio.

No momento em que Vasudeva tentava retirar-se com Krsna, nascia de Yasoda e Nanda Maharaja uma menina. Por ser ela Yogamaya, a potência interna do Senhor, todos os residentes no palácio de Kamsa, especialmente os porteiros, foram dominados por um sono profundo, e todas as portas do palácio se abriram. A noite estava muito escura e enquanto Vasudeva levava Krsna em seu colo essa escuridão desapareceu (o Senhor Krsna é como a luz do sol, e onde quer que esteja, a energia ilusória, que é comparada à escuridão, não pode permanecer). Vasudeva pode ver tudo exatamente como se estivesse à luz do dia. Ao mesmo tempo trovejou e caiu uma chuva torrencial. 


    Enquanto Vasudeva levava seu filho Krsna debaixo da chuva, o Senhor Sesa, na forma de uma serpente, estendeu seu capelo sobre a cabeça de Vasudeva para que a queda da chuva não o dificultasse. Vasudeva alcançou as margens do rio Yamuna e viu que as águas bramiam onduladas e que toda a extensão do rio estava cheia de espuma. Ainda assim, o rio furioso abriu passagem para Vasudeva atravessar. Chegando ao outro lado Vasudeva dirigiu-se à casa de Nanda Maharaja, situada em Gokula, onde encontrou todos dormindo profundamente. Ele aproveitou a oportunidade para entrar silenciosamente na casa de Yasoda, e sem dificuldade trocou seu filho pela menina que acabara de nascer Em seguida retornou ao palácio de Kamsa colocando em silêncio a menina no colo de Devaki. Vasudeva se algemou novamente para que Kamsa não pudesse perceber que algo havia acontecido.

   Yasoda compreendeu que havia dado à luz a uma criança, mas como estava muito cansada ela dormiu profundamente. Quando despertou, não se lembrava se dera à luz um menino ou uma menina.

    Quando Kamsa descobriu que sua irmã tinha dado à luz correu para matar a criança. Devaki suplicou para que ele não matasse a menina, pois quem haveria de matá-lo seria seu filho homem. Mesmo assim Kamsa ignorou o apelo da irmã e pegou a criança tentando matá-la, porém a menina escapou de suas mãos e subiu ao céu, aparecendo com oito braços, como a irmã mais nova de Visnu, Durga, que falou a Kamsa: “Seu patife, como você ousa me matar? A criança que irá matá-lo já nasceu antes de mim em algum lugar neste planeta. Não seja tão cruel com sua irmã”. Assustado, Kamsa mandou libertar Devaki e Vasudeva.

    Embora Krsna fosse o verdadeiro filho de Vasudeva e Devaki, Vasudeva não pode apreciar a cerimônia do nascimento de seu filho por causa das atrocidades de Kamsa. Mas Nanda Maharaja, o pai adotivo, celebrou a cerimônia do nascimento de Krsna com muita alegria, conforme o costume védico.


Srila Vana Maharaj explica o que é a japa mala.



    Isto não é uma mala de neem ou Tulasi, é o próprio Senhor Krishna! Krishna é Thakuraji vigraha. Mala (as contas) é vigraha, o próprio Senhor Krishna. Cento e oito contas, o que significa isso? Significa que cem gopis estão lá. Na mala japa, quantas contas estão lá? Oito asta-sakhis (gopis principais) e cem gopis. A grande conta no meio é chamada de Radha-Krishna-Gurudev. Às vezes nós falamos: "Não mostre a sua japa-mala para os outros". Porque a japa-mala é o próprio Bhagavan. Isto é muito confidencial, mantenha-a em seu coração! Meu Gurudeva, Srila Vamana Gosvami Maharaj, disse: "Não mostre a sua japa-mala a ninguém". Japa-mala é não diferente de Radha e Krishna. Tenha fé que a japa-mala é Radha e Krishna.

    As oito sakhis são: Sudevi, Ranga devi, Lalita devi etc, em seguida, centenas de gopis. Você entende? Cento e oito contas significam 108 sakhis de Srimati Radhika. A japa-mala é como rasa-mandala e não diferente de Radha e Krishna. Gurudeva lhe dá tudo, apenas realize isto. Cante os santos nomes que a realização virá. No início, a realização não virá, mas quando você está cantando os santos nomes, lenta e gradualmente, a realização virá.

Pode-se cair de Vaikuntha?





   Gour Govinda Swami Maharaj responde: Ninguém cai de Vaikuntha, mas há um Prapancika Vaikuntha, um planeta Vaikuntha neste mundo material, e pode-se cair de lá. Isso é mencionado no Srimad Bhagawatam (S.B.8.5.5) e nos Sandarbhas Jiva Goswami também discutiu isso.

 Alguém pode cair a partir deste Prapancika Vaikuntha. Por isso, às vezes é dito que alguém cai de Vaikuntha. (Sri Guru Vandana, p. 123-124).




Como aliviar nossas preocupações?

Vamsi dasa Babaji
  Vamsi dasa Babaji estava sempre em um clima de intimidade com Sri Caitanya Mahaprabhu. Nós, por outro lado, estamos sempre envolvidos na manutenção da nossas vidas. Às vezes, o negócio é muito bom e pensamos: "Oh, isso é muito bom". E às vezes é ruim e pensamos: "O que fazer? O que fazer? O que fazer?" Esquecemos de cantar e de adorar. Isto não é ruci (gosto por bhakti). Se estamos no estágio de ruci, todos os itens para a nossa manutenção virão até nós automaticamente. Se alguma coisa não está vindo para a nossa manutenção, como dinheiro, comida ou qualquer outra coisa, não se preocupe. 

File:Gaurakisora dasa Babaji ca.1900.jpg - Wikimedia Commons
Srila Gaura Kisora ​​dasa Babaji Maharaja

   Quando Srila Gaura Kisora ​​dasa Babaji Maharaja estava no Govinda Kunda, ele viu que muitas pessoas estavam envolvidas em saborear comidas deliciosas como em um piquenique. Ele pensou: "Eu também devo ter um pouco de comida deliciosa". E então ele respondeu para si mesmo: "Você quer comida deliciosa? Muito bem. Vou providenciar isso imediatamente". Ele tomou algumas folhas de nim, comeu-as, e disse a si mesmo: "Você deve comer isto e ficar satisfeito". As vezes ele costumava comer a lama dos Kundas e, assim, tornou-se cego, mas ele não se importava. Ele estava simplesmente absorto em cantar: "Ó Radhe! Radhe! Onde está você?"

 Ele orou, “tomara kangala tomaya dako, radhe radhe. Eu sou um mendigo muito pobre, pedindo seu darsana". Ele estava sempre cantando, "Ó Radhe, O Radhe", e ele estava sempre em um humor de separação Dela. Se, por outro lado, estamos preocupados com a nossa manutenção, pensamos: "Hoje não há nenhuma comida!" "Nosso negócio está ruim!" "Meu parente morreu!", e estando ocupados com esses pensamentos, como é que Krsna-prema (amor puro por Deus) virá? 

Srivasa Pandita
  Devemos seguir Srivasa Pandita. Durante o kirtana um dia , seu único filho havia morrido e sua esposa e parentes começaram a chorar. Ele lhes disse: "Se vocês perturbarem o kirtana, vou pular no Ganges ao mesmo tempo". Mahaprabhu estava participando desse kirtana, e quando Ele entendeu o que tinha acontecido, Ele entrou no quarto do filho de Srivasa e disse para o menino morto, "Por que estás dormindo? Acorde". 

 O menino então abriu os olhos e começou a falar. Ele disse: "Eu estava muito bem no lugar onde eu tinha acabado de tomar o nascimento. Lá é favorável para fazer bhajana, e aqui não é". Mahaprabhu então lhe disse: "Tudo bem, você deve ir".


Palavras de Tridandisvami Sri Srimad BhaktivedantaNarayana 

Lembrar dos passatempos de Krishna está na categoria da imaginação?


Srila Bhakti Rakshaka Sridhara Gosvami MaharajaIsso vai depender da categoria de realização do devoto. Quando eu estava tentando me juntar a Gaudiya Math, no dia da Janmastami eu assisti a muitas palestras dos sannyasis. Foi-me dito, pelo menos eu ouvi, repetidamente, o que é Janma? É o nascimento do aja, os nascituros, e eles disseram que hoje à meia-noite, Krishna vai nascer no coração dos devotos suddha-sattva (puros).

 Todos foram embora e eu levei meu assento para perto da porta de Prabhupada (Srila Bhaktisidhanta). Havia apenas um quarto no segundo andar, e lá Prabhupada costumava viver. Na escuridão, eu estava sentado bem perto da porta de Prabhupada. Krishna vai nascer aqui em seu coração, como eu ouvi. No coração do devoto, Krishna tomará Seu nascimento nessa noite. Então eu me sentei lá e comecei a pensar que Krishna está nascendo. Krishna está vindo. Com esta atitude, passei o tempo todo.
 Então, um senhor veio e disse: "O que está fazendo aqui?" "Por que você está aqui?" Eu não era um membro da Matha naquele tempo, eu tinha vindo de fora. Eu disse que eu sou assim, que eu vim de fora, e ele perguntou: "Por que você está aqui, o que você está fazendo neste lugar?" "Eu estou sentado e pensando no nascimento de Krishna." Ele disse que "Ninguém está aqui no momento, você pode vir novamente quando o Bhagavata for explicado, haverá uma aula e então você pode vir”.

 Eu tinha que descer e voltar novamente mais tarde. Krishna é eterno, Seus passatempos também são eternos e a todo momento eles estão ocorrendo.

 Assim, no coração do devoto, quando ele é atraído para uma lila particular, então o que está acontecendo é a realidade. Cada lila é a realidade. E o que é imaginação? No caso de imaginação é que é a questão do adhikara (a sua qualificação). Aquele que não chegou no estágio de suddha-sattva, é imaginação no seu caso.

Porque você ama seu mestre espiritual você não quer cair, dessa forma você controla a mente. É assim que funciona?


Gour Govinda Swami: O Guru vai infligir a disciplina em você. Sisya significa sob disciplina. Sisyas te ham sadhi mam tvam prapannam. No segundo capítulo do Bhagavad-gita Arjuna diz: "Eu sou agora seu discípulo, por favor coloque disciplina em mim". Se o guru inflige a disciplina em você, ele vai agarrar-se a sua orelha e golpeá-lo. "Você patife, idiota, kanka. Por que você está fazendo isso?" Disciplina significa punição. O Guru tem o direito de te castigar. E por esse castigo seu coração será purificado, seus anarthas (interesses separados) irão embora. Caso contrário, como eles irão? Aceite a disciplina com boa vontade. Não reclame, "Você, guru patife". Em vez disso você deve pensar: "Oh, Gurudeva tem infligido punição em mim. Estou tão feliz. Estou recebendo krpa (misericórdia/benção) agora". Se guru não inflige a sua punição em você isso significa que não há krpa.

Lalita Sasti: Aparecimento de Lalita-sakhi.


Srimati Lalita-devi e Srimati Radhika
   Lalita-devi nasceu na aldeia de Karehla e, mais tarde, seu pai a levou para Uccagaon, o lugar de seus passatempos (lila-sthali).

  Ainda há muitas evidências de seus passatempos ali, como uma rocha que contém as marcas de seus pés de lótus e alguns pequenos utensílios que ela usava quando juntamente com outras sakhis alimentavam Krsna lá. 
  Todas as sakhis de Srimati Radhika costumavam brincar com Krsna e Lalita em Uccagaon. Na colina há uma rocha escorregadia que mostra um passatempo específico onde foi encenada uma arena de casamento. Lá, as gopis arranjaram um tipo especial de casamento entre Lalita e Krsna. Isso não deve ser entendido como um casamento real, mas sim uma brincadeira de casamento, como o casamento que já foi encenado entre Srimati Radhika e Krsna.
Lalita e Krsna

 Lalita é vinte e sete dias mais velha do que Radharani [ (de acordo com o cálculo tithi (“dia lunar”), o dia do aparecimento de Lalita devi cai um dia antes do aparecimento de Srimati Radhika]. Ela geralmente tem o mesmo estado de espírito amoroso para Radha e Krishna, no entanto, ela é mais inclinada para a Srimati Radhika. 
  Uma de suas qualidades é que ela tem alguma mentalidade de controle. Seu coração é tão doce que ela atrai o coração de todos os outros, mas ao mesmo tempo ela é pragalbha, o que significa que ela pode falar palavras duras, e pode assim, controlar tanto Radha como Krishna. Lalita é o siksa-guru de todas as gopis no grupo de Radhika, e também de Radhika.
 Srila Rupa Gosvami escreve: “Lalita-devi às vezes castiga Radhika, dizendo: ‘Oh Kalankini, Oh libidinosa. Não se torne submissa a Krsna’”. 

   A vida e alma de Lalita-devi é Srimati Radhika e Krsna.

Lalita-Kunda
Lalita- Kunda
 No Seva-kunja, encontramos também o Lalita Kunda. Quando Lalita teve sede durante a dança da rasa, Krsna manifestou este bela kunda, cavando-o com sua flauta. Lalita e as sakhis beberam uma água doce e fresca do kunda, e refrescaram-se. Há uma árvore keli-kadamba nas proximidades, na qual cada entrelaçado da árvore se projeta para fora, se assemelhando a um Salagrama redonda.
 
Templo de Lalita

Palavras de Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja


 “Eu ofereço meus respeitos à charmosa e virtuosa Lalita-devi. Se Lalita se encontra com qualquer pessoa em Vraja e percebe que essa pessoa é favorável à Srimati Radharani, ela imediatamente pede a Radharani para aceitar essa pessoa em seu grupo. Radharani obedece Lalita e realiza os desejos de tal pessoa sortuda.” (Lalita-pranama Stotra 7)

 Em goura-lila Lalita-devi  é Svarupa-Damodara.

Quais os deveres de um homem casado?

"If married men think: 'I must not give any of my money, which I consider reserved for Krishna, to the poor and deprived", then they are really showing symptoms of wretchedness, cruelty and lack of compassion for others. They should not consider that giving charity to the poor is a fruitful activity.
If married men think: 'I must not give any of my money, which I consider reserved for Krishna, to the poor and deprived", then they are really showing symptoms of wretchedness, cruelty and lack of compassion for others. They should not consider that giving charity to the poor is a fruitful activity.
  
 Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta estava viajando através do estado  de Orissa com os seus discípulos. Em um dia quando ele estava voltando do templo de Saksi Gopal, algumas pessoas no caminho pediram esmolas aos homens casados ​​que acompanhavam Srila Prabhupada, mas nenhum deles deu nada. Srila Prabhupada, ao ver isso, parou, sentou-se e começou a falar sobre os deveres de homens casados. Durante sua conversa, ele disse:
 "Se os homens casados ​​pensam: 'Eu não devo dar qualquer parte do meu dinheiro, que eu considero reservado para Krishna, para os pobres e carentes’, então eles estão realmente mostrando sintomas de miséria, crueldade e falta de compaixão pelos outros. Eles não devem considerar que dar caridade aos pobres é uma atividade frutífera.
 Esse tipo de mentalidade  tornará seus corações duros e eles vão sofrer por causa da ganância. Como resultado disso, eles não querem gastar seu dinheiro, nem mesmo  no serviço devocional ao Senhor Supremo, que é o objetivo final na vida. Isto irá trazer ofensas no serviço. Para salvar-nos deste tipo de engano e conceito pecaminoso, Shri Gaurasundara costumava dar dinheiro e coisas assim para as pessoas pobres durante Seus passatempos como um homem casado.
Shri Gaurasundara 

 O dinheiro que temos, nós só temos pela graça do Senhor. Se dermos um pouco para as pessoas pobres mendicantes, então não é um desperdício de dinheiro, mas sim o seu uso correto. Servir prasadam aos outros é o dever de cada Vaishnava casado. Mesmo que essas pessoas se tornaram pobres por karma ou por destino, mesmo assim, eles ainda são uma parte da família do Senhor. Por isso, é definitivamente o dever solene de cada homem casado honesto ajudá-los".

(Esta é uma reprodução de uma conversa com o Major Rana NJ Bahadur em Armadale, Darjeeling em 14 de junho de 1935. Ele foi originalmente publicado no The Harmonist (Vol. XXXI, No.21) no dia 27 de junho de 1935.)"If married men think: 'I must not give any of my money, which I consider reserved for Krishna, to the poor and deprived", then they are really showing symptoms of wretchedness, cruelty and lack of compassion for others. They should not consider that giving charity to the poor is a fruitful activity.
This kind of mentality shall make their hearts hard and they will suffer of greed. As a result of this they shall not want to spend their money, not even on the devotional service to the Supreme Lord, which is the ultimate goal in life. This will invite offenses in the service. To save ourselves of this kind of deceit and sinful concept, Shri Gaurasundara used to give money and things like that to the poor people during His pastimes as a married man.

O dia em que Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada aceita Sannyasa.

A.C.BHAKTIVEDANTA SWAMI PRABHUPADA | Srila prabhupada, Iskcon krishna,  Krishna mantra

Relato de
Srila Narayana Gosvami Maharaja:
   Então ele veio aqui para Mathura para vender seus medicamentos, e nesse meio tempo eu lhe questionava: “O que você está fazendo? Você não veio a este mundo para vender remédios. Você é um representante de Krsna e Mahaprabhu. Você deve se lembrar de quem você é, e aceitar sannyasa. Você é um amigo de meu Gurudeva (Sri Srimad Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja ) - um amigo do peito! Ele está prestes a chegar em cerca de quatro ou cinco dias, por isso, esteja preparado para receber sannyasa”. Muni Maharaja estava aqui, e naquela época ele tinha cerca de noventa e cinco anos de idade. Ele disse a Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja (Srila Prabhupada): “Se você receber a ordem renunciada, então eu receberei com você”. Desta forma, ele lhe inspirou muito.

Srila Muni Maharaja, Sri Srimad Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja e
 Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja 

 Meu Gurudeva disse, “Oh, agora é o melhor momento para receber a ordem de sannyasa. Você não deve temer. O que era para ser feito já foi feito. Sua esposa lhe deixou, seus filhos lhe deixaram, e todos o abandonaram. Sua riqueza desapareceu e agora você é como um mendigo de rua”. Ele se tornou preparado e aceitou sannyasa no meio da sala, na frente das Deidades. Sua própria Deidade, Mahaprabhu, está aqui também com Radha Krisna, a Deidade de Jhansi.

Srila Kesava Maharaja
 
  Eu fui o sacerdote. Preparei sua danda, uttariya (pano superior de sannyasi), e todos os outros itens; e lhe ensinei a usá-los. Embora ele fosse muito mais velho que eu e fosse meu siksa-guru, eu também me tornei seu siksa-guru nisso:  como receber sannyasa e como usar todos esses apetrechos.
  O kirtana foi realizado por Srila Krsna dasa Babaji Maharaja e Sesasayi Prabhu, e tantos outros estavam cantando: “Hare Krisna, Hare Krisna, Krisna Krisna, Hare Hare, Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare”.

 O dia era Visvarupa-mahotsava (em Setembro de 1959), e muitos Vaisnavas seniores e discípulos de Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura estavam presentes na Sri Kesavaji Gaudiya Matha. Naquela época meu Gurudeva deu a Srila Swami Maharaja o sannyasa-mantra. Proferir esse mantra não é meramente uma formalidade. Ele é cantado para se obter o serviço das gopis – para entrar no humor das gopis. Ele era realmente um rupanuga-vaisnava.
 

O Transcendental Senhor Vamanadeva.


✨ Happy Vamanadeva appearance day ✨ Vamanadeva said: “If I were ...
Senhor Vamanadeva

   É a encarnação do Senhor Krsna como um brahmana anão. O Senhor Vamanadeva pediu em caridade a Bali Maharaja três passos de terra. Quando o pedido foi concedido, o Senhor Vamanadeva assumiu uma forma gigantesca (Trivikrama) e com dois passos cobriu primeiro a Terra e então o universo inteiro. No terceiro passo, Bali Maharaja ficou então satisfeito de receber o pé de lótus do Senhor em sua cabeça. (Srimad-Bhagavatam, 1.3.19, 2.7.17 e 8.20-23).


   Embora como um anão, o Senhor Se expandiu em Sua forma cósmica, revelando todo o universo. Com Seu primeiro passo, Ele cobriu desde os planetas inferiores até a Terra, e, com Seu segundo passo, alcançou o topo do universo. A unha de Seu pé perfurou as coberturas universais, e a água do Oceano Causal (na qual incontáveis universos boiam) entrou naquele universo, lavou os pés de lótus do Senhor e desceu para o nosso universo como o Ganges celestial. (Srimad-Bhagavatam 5.17.1).


  Ele veio como um garoto sábio para instruir Seu devoto Bali Maharaja sobre a importância de se abandonar o apego excessivo a posses. O Senhor instruiu Bali dizendo-lhe que é importante que o indivíduo fique satisfeito com o que quer que venha naturalmente até ele pela vontade da Providência em vez de ansiar pela propriedade alheia.

  A história do Senhor Vamana demonstra como o Senhor satisfez dois grupos rivais e encerrou a guerra cósmica entre os demônios e os semideuses.

O Ganges