A verdade suprema resplandece na existência pura da entidade viva. Essa existência pura é alcançável pelas almas condicionadas através do samadhi puro absoluto, que supera todos os impedimentos. Existem dois tipos de samadhis: artificial e absoluto. Os devotos aceitam o samadhi natural como absoluto e o samadhi fabricado como artificial, a despeito de quaisquer outras explicações que os jnanis possam dar.
As atividades constitucionais da alma são chamadas samadhi, porque a mente não tem jurisdição nessas atividades. O samadhi natural é fácil e livre de misérias. Se alguém se abriga em samadhi, então a verdade eterna é facilmente realizada.
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Os passatempos de Vraja têm sido percebidos e descritos através do processo de samadhi natural, na forma de autorrealização. Apesar dos nomes, formas, qualidades e atividades que são usados para descrever a Vraja-lila parecerem um pouco mundanos, isso é devido apenas a que o mundo material criado por Maya é, em sua origem, semelhante a Vaikuntha. Na verdade, o samadhi natural da alma é uma função da potência espiritual. O que quer que seja percebido através de samadhi natural é o exemplo ideal para o mundo material, e não uma imitação. Por esse motivo os nomes, qualidades e formas de Krsna têm semelhança com nomes, qualidades e formas materiais.
Inúmeras verdades tais como: a fé que as entidades vivas têm na sua própria existência, a existência eterna da entidade viva e o relacionamento da entidade viva com a Verdade Absoluta são realizadas através de samadhi natural.
Os devotos de Krsna sempre realizam a sua morada eterna, Vaikuntha, e sua ocupação natural, o serviço devocional a Krsna, através do samadhi natural, ou autorrealização.
Obs - Samādhi (समाधि) — Absorção e transe total da mente e dos sentidos na consciência da Divindade Suprema e serviço a Ele. A palavra samādhi também se refere à tumba onde o corpo de uma grande alma é colocado após sua partida deste mundo.