Lalita-saptami [7º dia lunar de qualquer meio-mês] (dia do aparecimento de Lalita-devi).

  

  Lalita-sakhi é uma manifestação do prakhara-bhava (humor severo) de Srimati Radhika.

 Ela desempenha o papel de professora de Srimati Radharani e Krishna. Entre as oito sakhis proeminentes, Lalita-devi é a mais elevada; externamente ela é muito rígida, mas por dentro é muito macia. Srila Bhaktivinoda Thakura afirma: “Somente jivas (almas) extremamente afortunados podem se juntar ao gana (grupo) de Lalita-devi.” No entanto, na realidade, qualquer um pode estar no gana de Lalita-devi, pois ela é muito simplória. Quando Lalita ouve falar de alguém que deseja genuinamente ser serva de Srimati Radharani, então ela vai até essa pessoa, pega-a e a traz para seu gana.

  A característica mais especial de Lalita-sakhi é que ela sempre ensina Radharani. Às vezes, se Eles (Radha e Krsna) fazem algo errado, ela grita tanto com Radharani quanto com Sri Krishna. Em dana-ghati lila (os passatempos em que os impostos eram recolhidos por Krishna), quando Krishna veio até Lalita-sakhi, Vishakha-sakhi e Radharani para pegar dana (oferenda), Lalita gritou para Ele: “Por que você está pedindo dana? Se você quiser, você deve inclinar a cabeça e orar por isso. No entanto, você pede isso à força”. No mundo de hoje, devemos ter muito cuidado ao dar dana; e para quem estamos dando. Porque, se oferecermos uma doação para uma causa injusta, também sofreremos as reações negativas por tal doação prejudicial.

 Lalita-devi está instruindo Krishna: “Ei, Krishna, volte! Você não está qualificado para receber nenhum dana”. Srimati Radhika nunca falaria dessa maneira, mas Lalita-devi não se importa, ela dirá tudo o que for necessário.

 Em Vraja, ao longo das trilhas, há muitos espinhos de árvores caídos e esses espinhos estão por toda parte. A única razão pela qual Radharani pode andar descalça por esses caminhos perigosos é porque Lalita-devi a ensinou como andar corretamente sem sapatos e até mesmo como pisar em espinhos sem se machucar. E para protegê-la de criaturas perigosas, Lalita-devi também mostra a Srimati Radhika como controlar cobras através de mantras. Estas são apenas algumas das maneiras maravilhosas pelas quais Lalita-devi presta serviço ao Casal Divino e, mais importante, a sua Svamini, Srimati Radha Thakurani.

 Em goura-lila Lalita-devi  é Svarupa-Damodara.

Trecho do hari katha de Sripada Bhaktivedanta Vana Gosvami Maharaja Mathura, 28 de agosto de 2017


Link: https://gurudevtv.com/2017/08/28/appearance-day-of-sri-lalita-devi-mathura-28-08-2017/