“Em primeiro lugar, você tem que estabelecer que a vida não vem da matéria. A matéria vem da vida...”(Srila Prabhupada).
Dr. Thoudam Damodara Singh [Sripad Bhakti-svarupa Damodara Maharaja] nasceu em Toubul, parte do distrito de Bishnupur, Manipur, Índia, em 9 de dezembro de 1937. Em 1971 recebeu iniciação espiritual de AC Bhaktivedanta Swami Prabhupada .
Thoudam Damodar recebeu seu bacharelado com honras pela Universidade Gauhati em 1961; seu mestrado em tecnologia com honras pela Universidade de Calcutá em 1964; seu mestrado em química pelo Canisius College, Nova York em 1969; e em 1974 completou seu doutorado em física-química orgânica na Universidade da Califórnia, Irvine .
Srila Maharaja em frente ao
banner anunciando sua palestra sobre 'Limitações da Ciência na Compreensão da
Vida', que foi realizada na Universidade Federal de Campina Grande, Brasil, em 2002. |
Em 1980 ele recebeu sannyasa de Kirtanananda Swami. Em 1982 tornou-se mestre espiritual iniciador e começou a aceitar discípulos. Durante sua vida, ele forneceu orientação espiritual a mais de mil de seus discípulos ao redor do mundo.
Ele era um cientista e espiritualista conhecido por seus esforços pioneiros na síntese de ciência e religião para uma compreensão mais profunda da vida e do universo. Contribuiu com artigos no Journal of American Chemical Society e no Journal of Organic Chemistry na área de cinética de transferência rápida de prótons em modelos de sistemas biológicos usando técnica de fluxo interrompido e espectroscopia de RMN. Ele também trabalhou em mecanismos de reação em fase gasosa usando espectroscopia de ressonância ciclotron iônica (ICR).
Ele foi treinado em estudos Vaishnava Vedanta de 1970 a 1977 com A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada e foi nomeado Diretor do Instituto Bhaktivedanta em 1974. Organizou quatro conferências internacionais sobre ciência e religião - Primeiro e Segundo Congresso Mundial para a Síntese de Ciência e Religião (1986 e 1997), Primeira Conferência Internacional sobre o Estudo da Consciência na Ciência (1990) e Segundo Congresso Internacional sobre a Vida e sua Origem. Participaram coletivamente milhares de cientistas e líderes religiosos proeminentes, incluindo vários ganhadores do Nobel. Foi autor e editor de vários livros, incluindo O que é matéria e o que é vida? (1977), Teobiologia (1979), Síntese de Ciência e Religião: Ensaios Críticos e Diálogos (1987) e Reflexões sobre Síntese de Ciência e Religião (2001).
Dr. T. D. Singh deixou este mundo material em 02 de outubro de 2006.