Sripada Bhaktisvarupa Damodara Maharaja: o embaixador Científico de AC Bhaktivedanta Swami Prabhupada no Mundo.

 

“Em primeiro lugar, você tem que estabelecer que a vida não vem da matéria. A matéria vem da vida...”(Srila Prabhupada).

 Dr. Thoudam Damodara Singh [Sripad Bhakti-svarupa Damodara Maharaja] nasceu em Toubul, parte do distrito de Bishnupur, Manipur, Índia, em 9 de dezembro de 1937. Em 1971 recebeu iniciação espiritual de AC Bhaktivedanta Swami Prabhupada .

 Thoudam Damodar recebeu seu bacharelado com honras pela Universidade Gauhati em 1961; seu mestrado em tecnologia com honras pela Universidade de Calcutá em 1964; seu mestrado em química pelo Canisius College, Nova York em 1969; e em 1974 completou seu doutorado em física-química orgânica na Universidade da Califórnia, Irvine .


 Srila Maharaja em frente ao banner anunciando sua palestra sobre 'Limitações da Ciência na Compreensão da Vida', que foi realizada na Universidade Federal de Campina Grande, Brasil, em 2002.


 Em 1980 ele recebeu sannyasa de Kirtanananda Swami. Em 1982 tornou-se mestre espiritual iniciador e começou a aceitar discípulos. Durante sua vida, ele forneceu orientação espiritual a mais de mil de seus discípulos ao redor do mundo.

 Ele era um cientista e espiritualista conhecido por seus esforços pioneiros na síntese de ciência e religião para uma compreensão mais profunda da vida e do universo. Contribuiu com artigos no Journal of American Chemical Society e no Journal of Organic Chemistry na área de cinética de transferência rápida de prótons em modelos de sistemas biológicos usando técnica de fluxo interrompido e espectroscopia de RMN. Ele também trabalhou em mecanismos de reação em fase gasosa usando espectroscopia de ressonância ciclotron iônica (ICR).


 Ele foi treinado em estudos Vaishnava Vedanta de 1970 a 1977 com A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada e foi nomeado Diretor do Instituto Bhaktivedanta em 1974. Organizou quatro conferências internacionais sobre ciência e religião - Primeiro e Segundo Congresso Mundial para a Síntese de Ciência e Religião (1986 e 1997), Primeira Conferência Internacional sobre o Estudo da Consciência na Ciência (1990) e Segundo Congresso Internacional sobre a Vida e sua Origem. Participaram coletivamente milhares de cientistas e líderes religiosos proeminentes, incluindo vários ganhadores do Nobel. Foi autor e editor de vários livros, incluindo O que é matéria e o que é vida? (1977), Teobiologia (1979), Síntese de Ciência e Religião: Ensaios Críticos e Diálogos (1987) e Reflexões sobre Síntese de Ciência e Religião (2001).


  Dr. T. D. Singh deixou este mundo material em 02 de outubro de 2006.