Srila Visvanatha Cakravarti Thakura escreveu esta canção “Sri Gauranga Mahaprabhos Caranayor”.O nome oficial desta música é Sriman Mahaprabhor Asta Kaliya Lila Smarana Mangala Stotram. Esta música foi retirada do livro Stavamrta Lahari. Nesta canção, Visvanatha Cakravarti Thakura dá uma breve descrição da programação diária do Senhor Chaitanya.
Período 1 - passatempos no final da noite: No final da noite, ao ouvir os sons agradáveis por muitos pássaros, como os cucos, os galos e outros, Sri Gaura levanta-se de Sua cama. Com Sua esposa, Sri Vishnu Priya, Ele discute muitos tópicos relacionados às doçuras transcendentais de Seu relacionamento mútuo e assim Eles ficam muito satisfeitos. Então Ele se levanta e vai para outra sala, onde se senta em um lugar elevado e é auxiliado por Seus devotos a lavar Seu rosto de lótus com água agradavelmente perfumada. Depois disso, ele visita com muita alegria sua mãe, Sri Saci Devi, bem como outros amigos e parentes em sua casa. Medito assim nos passatempos diários de Sri Gaura-sundara.
Período 2 - passatempos matinais: Pela manhã, após o nascer do sol, o Senhor vai com Seus associados banhar-se no rio Ganges. Enquanto se banham, eles também adoram a mãe Ganges oferecendo flores, incenso e outras apresentações. Depois disso, eles chegam à margem do rio, onde Ele está vestido com tecidos requintados e decorados com guirlandas de flores frescas, pasta de sândalo e outros enfeites. Então todos eles retornam para Sua casa para realizar uma oferenda opulenta ao Senhor Vishnu, bem como outros rituais, após os quais eles comem dos alimentos que foram oferecidos ao Senhor Vishnu. Depois de lavar Suas mãos e boca, o Senhor Gaura vai para outro quarto para descansar muito feliz por um tempo.
Período 3 - passatempos matinais: Ao chegar o período da manhã, o Senhor se levanta de Seu cochilo e espreguiça Seu corpo. Então ele lava Seu rosto de lótus com água doce e perfumada. Encontrando-se com Seus devotos, que gostam muito de cantar Sri Hari-nama-kirtana, Ele pessoalmente prova e saboreia o canto dos santos nomes. Assim, Ele se diverte, às vezes nas casas de vários devotos, e às vezes em Sua própria casa. Desta forma, Ele aumenta o prazer extático de todas as pessoas da cidade a níveis ilimitados. Eu medito assim nos passatempos diários de Sri Gaura-chandra.
Período 4 - passatempos do meio-dia: Durante o período do meio-dia, o Senhor Caitanya continua a desfrutar da execução de cantos e danças intensamente entusiasmados, cercado por Seus próprios devotos queridos, como Advaita Acarya, semelhante à lua, Gadadhara Pandita e o louco divino, Srila Nityananda Prabhu. Depois, todos passeiam pelos jardins e bosques às margens do Ganges, onde desfrutam da doce brisa refrescante do rio. Ao ouvir os sons agradáveis das abelhas naqueles jardins, o Senhor se lembra de Seus próprios passatempos extáticos de Radha e Krishna enquanto ocorrem simultaneamente em Sua própria floresta de Vrndavana. Medito assim nos passatempos diários de Sri Gauranga.
Período 5: passatempos vespertinos: Durante o esplendidamente belo período da tarde, o Senhor e Seus devotos ficam igualmente enlouquecidos em amor extático e, sendo ornamentados assim, expandem ondas cada vez maiores de benefícios auspiciosos para todos os três mundos. Nesse estado de espírito, eles deixam os jardins e retornam para Sua casa. No caminho, eles satisfazem os olhos de todos os habitantes da cidade, assim como a lua satisfaz o pássaro cakora com seus raios lunares. Chegando em casa, o Senhor é esbanjado com atenções amorosas de Sua mãe. Assim, medito nos passatempos diários de Gaura.
Período 6: passatempos do pôr do sol: Ao entardecer, o Senhor banha-se com Seus queridos amigos no rio Ganges, que corre em três partes. Eles adoram devotamente o Ganges oferecendo lâmpadas de ghee, flores e outros artigos. Depois, o Senhor veste roupas de seda frescas e é adornado com guirlandas de flores e outras decorações. Então, Ele adora o Senhor Vishnu realizando a cerimônia noturna de arati, oferecendo lâmpadas de ghee e outros artigos. Depois, Ele e Seus amigos comem os alimentos e nozes de betel que foram oferecidos ao Senhor Vishnu. Assim, medito nos passatempos diários do Senhor Gaurasundara.
Período 7: passatempos noturnos: No entardecer, o Senhor vai à casa de Srivasa Pandita, acompanhado por Srila Advaita-chandra e outros associados queridos. Encontrando-se com a multidão de devotos, Ele prova e saboreia o néctar dos tópicos relativos ao Senhor Hari e Sua mente fica muito agitada com os êxtases do puro amor por Deus. Então, ficando muito ansioso para saborear o canto congregacional dos santos nomes do Senhor, Ele orquestra a execução do sankirtana intensamente jubiloso que atinge o ápice da glorificação apaixonada dos santos nomes. Assim, medito nos passatempos diários de Sri Gaura-sundara.
Período 8: passatempos da meia-noite: Continuando noite adentro, o Senhor dança e dança no pátio de Srivasa, cercado por Seus devotos mais íntimos. Seu canto mais extático é acompanhado por Seus devotos que são especialistas em tocar ritmos bem altos nos tambores mridanga. Ele vagueia e dança com Sri Gadadhara Prabhu da maneira mais surpreendente, durante toda a noite, até pouco antes do amanhecer. Então Ele retorna para Sua própria casa, onde se retira para Seu quarto e adormece com Sua bela consorte. Assim, medito nos passatempos diários de Sri Gaura-nataraja.