Quem vem primeiro: Vishnu ou Krishna?

 

 Krishna é a Suprema Personalidade de Deus, a Verdade Absoluta, a fonte de tudo, a causa de todas as causas. Krishna se expande em ilimitadas formas, porém Ele mantém sempre Sua forma original como Krishna, no mundo espiritual. As escrituras afirmam que Krishna é a fonte de Vishnu, ainda que Vishnu apareça neste mundo antes de Krishna.

 Vishnu e Krishna existem eternamente, embora possa ser dito que um é a fonte do outro, assim como o Sol e seus raios: o globo do Sol “vem primeiro”, no sentido de que os raios emanam dele e não o contrário. Porém, ambos existem simultaneamente: tão logo exista o Sol, há raios solares.

 Vishnu é Deus, não é um semideus. Vishnu é o guna-avatara de Krishna, do modo da bondade. Vishnu é não diferente de Krishna, porém, é uma expansão Sua.

 Brahma é uma jiva como eu e você normalmente, porém as vezes, na falta de alguém qualificado, Krishna mesmo ocupa o posto em uma de Suas expansões. Brahma fica responsável por toda a criação material e depois permanece como que um gerente-geral do Universo, cuidando dos afazeres universais. É a personificação de raja-guna, ou o guna-avatara deste modo da natureza material que é responsável pela ação e criação.

 Shiva não é uma jiva comum. Nas escrituras ele é descrito como sendo mais do que uma jiva e menos do que Deus. A comparação que se faz é que da mesma forma que leite e iogurte são iguais, mas ao tempo diferentes, assim também é o caso de Deus e Shiva. O importante é compreender que Shiva não é igual a Krishna, mas sim Seu maior devoto do universo, constantemente meditando nEle e desejando Lhe servir. Shiva é a personificação de tamo-guna, ou o guna-avatara deste modo da natureza que é responsável pela entropia, a destruição de tudo.


 O importante é compreender que Shiva e Brahma não são iguais a Krishna (Vishnu), mas sim Seus maiores devotos do universo, constantemente meditando nEle e desejando Lhe servir.

 Afirmação de Srila Prabhupada:

 Na categoria de vishnu-tattva, não há perda de poder de uma expansão para a outra, assim como não há perda de iluminação quando uma vela acende outra. Milhares podem ser acesas por uma vela original, e todas terão o mesmo poder de iluminação. Deste modo, deve-se entender que, embora todos os vishnu-tattvas, de Krishna e Senhor Chaitanya a Rama, Narasimha, Varaha e assim por diante, apareçam com diferentes características em diferentes eras, todos são igualmente investidos de potência suprema. (Chaitanya-charitamrita, Adi-lila 3.71, significado).