Krishna é a Suprema Personalidade de Deus, a
Verdade Absoluta, a fonte de tudo, a causa de todas as causas. Krishna se
expande em ilimitadas formas, porém Ele mantém sempre Sua forma original como
Krishna, no mundo espiritual. As escrituras afirmam que Krishna é a fonte
de Vishnu, ainda que Vishnu apareça neste mundo antes de Krishna.
Vishnu e Krishna existem eternamente, embora
possa ser dito que um é a fonte do outro, assim como o Sol e seus raios: o
globo do Sol “vem primeiro”, no sentido de que os raios emanam dele e não o
contrário. Porém, ambos existem simultaneamente: tão logo exista o Sol, há
raios solares.
Vishnu é Deus, não é um
semideus. Vishnu
é o guna-avatara de Krishna, do modo da bondade. Vishnu é não
diferente de Krishna, porém, é uma expansão Sua.
Brahma
é uma jiva como eu e você normalmente, porém as vezes, na falta de alguém
qualificado, Krishna mesmo ocupa o posto em uma de Suas expansões. Brahma fica
responsável por toda a criação material e depois permanece como que um
gerente-geral do Universo, cuidando dos afazeres universais. É a personificação
de raja-guna, ou o guna-avatara deste modo da natureza material que é
responsável pela ação e criação.
Shiva não é uma jiva comum. Nas escrituras
ele é descrito como sendo mais do que uma jiva e menos do que Deus. A
comparação que se faz é que da mesma forma que leite e iogurte são iguais, mas
ao tempo diferentes, assim também é o caso de Deus e Shiva. O importante é
compreender que Shiva não é igual a Krishna, mas sim Seu maior devoto do
universo, constantemente meditando nEle e desejando Lhe servir. Shiva é a
personificação de tamo-guna, ou
o guna-avatara deste modo da natureza que é responsável pela
entropia, a destruição de tudo.
O importante é compreender que Shiva e
Brahma não são iguais a Krishna (Vishnu), mas sim Seus maiores devotos do
universo, constantemente meditando nEle e desejando Lhe servir.
Afirmação
de Srila Prabhupada:
Na categoria de vishnu-tattva, não há
perda de poder de uma expansão para a outra, assim como não há perda de
iluminação quando uma vela acende outra. Milhares podem ser acesas por uma vela
original, e todas terão o mesmo poder de iluminação. Deste modo, deve-se
entender que, embora todos os vishnu-tattvas, de Krishna e Senhor Chaitanya
a Rama, Narasimha, Varaha e assim por diante, apareçam com diferentes
características em diferentes eras, todos são igualmente investidos de potência
suprema. (Chaitanya-charitamrita, Adi-lila 3.71, significado).