Madhva Muni ou Madhvacarya: o acarya da Brahma-sampradaya ou Madhva-Gaudiya-sampradaya.



    Ele estabeleceu uma classe de filosofia Vedanta chamada suddha-dvaita (dualismo puro) em seu Purnaprajña-bhasya, descrevendo três entidades: o Senhor, a jiva (ser vivo) e o mundo material, garantindo que o Senhor e as jivas são eternamente distintos.  Dizia que as jivas são servas de Deus e dependentes dEle. Madhva explica que cada pessoa molda o seu próprio karma, e que através de bhakti, podemos eliminar todo o nosso karma e voltar a posição original de servir ao Senhor no mundo espiritual. 

  Estudou os Vedas com o seu compilador, Vyasadeva, nos Himalaias. Ele era uma encarnação de Hanuman, Bhima e Vayu .


 Srila BV Narayana Maharaja: “Madhvacarya foi um discípulo direto de Vyasadeva. Cerca de 4000 mil anos haviam se passado até a época do aparecimento de Madhvacarya. No entanto, ele sabia que Vyasadeva estava vivo e que ele é eterno. Então, orou para ele em tom de súplica em Badrikasrama, dizendo-lhe, 'Eu desejo ter o seu darsana e ser iniciado por você'. Durante sua oração, Vyasadeva surgiu pessoalmente, e Madhvacarya apresentou-lhe seu desejo de ser iniciado. Depois disso, Vyasa desapareceu.”

 
 "A Madhva-Gaudiya-sampradaya também é conhecida como Brahma-sampradaya porque a sua sucessão discipular começou originalmente com Brahma. Brahma instruiu o sábio Narada, Narada instruiu Vyasadeva, e Vyasadeva instruiu Madhva Muni, ou Madhvacarya.” (Introdução do “Livro de Krishna” de A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada).