O que é a mente?

  A mente é material: faz parte da potência material. Isso também é esclarecido no (Bhagavad-gita 7.4)
   A natureza da mente é a especulação mental. Isso nada tem a ver com a verdade. Isso é obtido do mundo material, o mundo da concepção errônea. A mente está cheia de concepções equivocadas. A mente não pode atingir o estágio de sentir ou perceber a verdade propriamente dita. Somente se relaciona com coisas mundanas ou com a exploração.
   Mas a mente pura não é um produto de sraddha(fé)?
   A mente não pode ser pura, assim como um fóssil não pode produzir vida. Do mesmo modo, a mente não pode produzir fé. Fé é original e fundamental. Quando o Senhor Supremo aparece no coração, a mente desvanece. Realidade é exatamente o oposto. Com o aparecimento da consciência pura a verdade aparece, e a especulação mental desvanece.
  Mente, inteligência e ego são sutis; mas são materiais. A alma é transcendental. A potência pessoal do Senhor, o Serviço Divino, e Goloka-Vaikuntha são todos supra-mundanos e transcendentais –situam-se do outro lado da alma, e não no lado inferior onde se encontra a mente. A mente emerge do ego, ou seja, do falso ego, e se compõe da tendência exploradora. Precisamos alívio desta mente. Estamos rodeados por pensamentos venenosos. Na narrativa do Tridandi-sannyasi no Srimad-Bhagavatam 11.23.45, todas as disciplinas têm em comum que a mente deve ser controlada.





Por Sua Divina Graça Srila Bhakti Rakshak Sridhar Dev-Goswami Maharaj