Quem é o Senhor do Tempo?


   O tempo é infinito e, especialmente, neste mundo mundano, vemos que o tempo não espera por ninguém. É sempre de passagem. No Srimad-Bhagavatam (2.3.17) encontramos:

"O nascer e o pôr do sol diminui a duração de vida de todos, exceto para aquele que utiliza o seu tempo para a mensagem da Suprema Personalidade de Deus".

  O tempo é conhecido como samaya, e também conhecido como Kal, o Senhor do Tempo. E os outros nomes de Kal são Yama, Yamaraja, o Senhor da Morte e Dharmaraj, o Senhor da Justiça. Na verdade, todo o tempo é registrado no escritório de Yamaraja. O que estou fazendo a cada segundo está registrado lá. Agora podemos gravar coisas com os computadores, mas a Chitra-Gupta-Katha, o livro-conta de Yamaraja, grava automaticamente tudo, o que milhões e milhões de almas-jivas estão fazendo a cada momento. Yamaraja grava tudo que fazemos e tudo que não fazemos. De acordo com esse registro recebemos os resultados das nossas atividades. Dependendo de nossas atividades, os resultados, por vezes, chegam até nós muito rapidamente e às vezes mais tarde, mas de maneira nenhuma podemos evitar o nosso karma.

  Isso significa que todo o tempo é contado no Chitra-Gupta, o livro-conta de Yamaraja, exceto o tempo que passamos no serviço a Sri Sri Guru Gauranga-Gandharva-Govindasundar, do Senhor e Seus devotos amados. Esse tempo não é roubado por Tempo, Kal, o Senhor do Tempo. Nós não perdemos esse tempo, mas sim obtemos benefício transcendental para utilizá-lo no serviço do Senhor. Esse tempo não é levado em conta pelo Yamaraja, mas sim, é registrada na conta de Vaikuntha loka, o mundo espiritual.

Explicação de Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaja.