Como acontece o serviço real a Krishna (Krishna-seva)?


Resposta de Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Thakur :

   O serviço real para Krishna (Krishna-seva) acontece somente através do serviço aos devotos de Krishna, isto é , Guru e Vaishnavas. Sahajiyas não são capazes de compreender isso. Eles pensam, "aquele que adora Krishna (diretamente), ele é o maior" e assim eles se consideram Vaishnavas, tomam o serviço a outras pessoas e abandonam o serviço ao Guru e Vaishnava. No entanto, quem ouviu os ensinamentos de Sri Chaitanyadev e os Goswamis sabe que o verdadeiro serviço a Krishna (Krishna-seva) acontece somente através do serviço aos devotos de Krishna, isto é, Guru e Vaishnava.

  Aqueles que abandonam o serviço e a orientação dos sadhus e Sri Guru (Sadhu-Guru-seva e anugatya) e fingem no serviço a Krishna (Krishna-seva) e o serviço ao Santo nome (Nam-bhajan), fazem ofensas (aparadha) a cada passo que eles tomam. Sempre que alguém está praticando ofensa (aparadha), ele não está cantando o Santo Nome de Krishna (Krishna-Nam) ou engajado em serviço a Krishna (Krishna-seva). Pelo contrário, todos os devotos rendidos que continuam sob a orientação do Guru e Vaishnava e os servem (Guru-Vaishnava-seva anugatya) (na verdade) servem a Krishna e cantam o nome sagrado de Krishna, por misericórdia do Guru e de Krishna. Somente aqueles que servem aos devotos de Krishna, isto é, ao Guru e Vaishnavas com fé e amor afetuoso (adara e priti) recebem a misericórdia de Sri Chaitanyadev e os Goswamis.

  (Na época) quando minha concepção era, "Sou muito erudito nas escrituras, sou muito erudito nas filosofias das escrituras", por sorte eu obtive a associação (darsan) de Sri Gurudev. Quando ele então derrubou minhas grandes verdades, minha pura ética de vida, minha escolaridade e assim por diante, sabendo que eram todas insignificantes, entendi, "Não é possível conceber quão grande esta personalidade é, que pode jogar por terra (todas) minhas grandes virtudes!" Por ele me golpear para baixo, eu era capaz de entender, "não há ninguém tão humilde ou abominável como eu; esta é a minha natureza. Esta grande alma (mahatma) não está atribuindo qualquer valor a escolaridade, caráter ético e qualquer uma das coisas que eu considero ser extremamente desejável." Então eu entendi, "Que valiosas coisas devem estar presente dentro desta grande personalidade"! Então eu considerei, "Ou ele é extremamente misericordioso ou ele é extremamente egoísta (ahankari)". Então eu humildemente orei ao Senhor por misericórdia.
   Daí em diante, pela misericórdia do Senhor, eu era capaz de compreender que além da misericórdia e serviço a este tipo de grande personalidade que é desprovido de desejo por coisas deste mundo (Nishkinchan Maha-Purush) , não haveria outro caminho para meu bem-estar. Quando compreendi corretamente desta forma, em seguida recebi o abrigo e a misericórdia abundante de Sri Gurudev e, assim, tornei-me satisfeito.

   Eu estou dizendo a todos, "Eu sou o maior dos tolos; entre todas as pessoas presentes neste mundo, eu sou o maior dos tolos; todos vocês não devem ser um tolo como eu, todos vocês não devem permanecer absorvidos em assuntos (ilusórios) calculistas, (mas) todos vocês devem entrar em assuntos do mundo espiritual (Vaikuntha-katha), (então) vocês vão se tornar grandes personalidades".