Srila Prabhuapada é uma gopi.

  Em muitos anos de profunda relação pessoal com Srila Gour Govinda Maharaj, eu vi ele executar muitos passatempos em Bombaim, Bhubaneswar e Mayapur. 
    Uma certa vez, poucos meses depois do desaparecimento de Srila Prabhupada, um casal de irmãos espirituais visitou nossa pequena cabana de barro em Bhubaneswar. Nós estávamos juntos falando sobre Srila Prabhupada e o assunto se transformou em qual era a rasa de Srila Prabhupada. Alguns irmãos espirituais disseram, uma vez que ele parou de escrever o Srimad Bhagavatam durante o passatempo do Senhor Brahma roubando os vaqueirinhos, que Srila Prabhupada poderia ser um vaqueirinho. Eu mencionei um passatempo que eu ouvi sobre Srila Prabhupada quando ele foi perguntado “Srila Prabhupada você é um vaqueirinho? Pelo seu humor, parece que você é um vaqueirinho” e Srila Prabhupada respondeu “Eu não sei o que eu sou, mas eu gosto dos vaqueirinhos”.
    Então nós estávamos falando como Srila Prabhupada fez as deidades de Krishna Balarama e como ele amava Vrndavana e ele geralmente dizia que ali era seu parque de diversões. Portanto todos nós chegamos a conclusão que Srila Prabhupada era um vaqueirinho.
     Durante toda esta conversa Srila Gour Govinda Maharaja não disse nada. Ele sentou gravemente e ouviu. Quando nós chegamos a nossa tola conclusão ele levantou e corrigiu nossa tolice: “O que é que vocês estão dizendo?”.
     Ele falava em um tom de descrença total. “Srila Prabhupada é um vaqueirinho?”
    Novamente ele questionou nossa conclusão com um tom de choque e espanto. Balançando sua cabeça e fazendo um som de tsk, tsk e balbuciando “Não, não, não”. Ele finalmente olhou para todos nós gravemente e começou a falar com uma voz clara. “Não, não, ele não é um vaqueirinho”. Então abrindo bem seus olhos e falando em um sussurro místico ele disse: “Srila Prabhupada é uma gopi!”. Srila Goura Govinda Maharaj disse que nós não estamos qualificado para saber os detalhes da rasa de Srila Prabhupada e é por isso que ele nunca nos contou.
    Eu estava surpreso e convencido por nada mais, que essa afirmação sem qualquer outra evidência a não ser ele dizendo, porque quando ele afirmou você podia sentir o poder de um devoto puro falando Sabda Brahman e eu sabia que isto é o fato que Srila Prabhupada é uma Gopi.
     Uma vez que isso foi perto de quando Srila Prabhupada tinha acabado de nos deixar, eu não podia entender que ele devia ter recebido este conhecimento quando Srila Prabhupada estava em Bhubaneshwara. Eu me lembro que Srila Prabhupada geralmente falava a todos para deixar o quarto e então ele podia ter assuntos privados com Srila Goura Govinda Maharaj. Quando Srila Goura Govinda Maharaj deixava o quarto eu via ele brilhando muito refulgente. Eu pensava na época, “Uau, ele deve ter ganhado alguma misericórdia poderosa de Srila Prabhupada. Agora, eu posso entender que a misericórdia que ele estava ganhando era o darshan de Srila Prabhupada em sua forma de Gopi.
     Mais tarde, Srila Goura Govinda Maharaj me deu mais detalhes sobre a relação espiritual de Srila Prabhupada para com Srila Saraswati Thakura em sua forma de manjari, que serviço especial eles fizeram juntos, etc. Isto tudo foi dado para ele por Srila Prabhupada em Bhubaneshwara quando Srila Prabhupada estava lá em janeiro de 1977. Srila Prabhupada não podia dar esse conhecimento para qualquer um dos seus discípulos ocidentais, uma vez que eles não eram qualificados para entender tal coisa.

Relato de Sripad Bhaktivedanta Bhagavat Maharaja