Explicação do Śrī Rūpa-mañjarī-pada

Esta é a canção e expressão suprema de Narottam Ṭhākur. Através desta canção, ele nos deu a indicação, "Vá por esse caminho". Sempre é necessário manter-se sob a orientação de Śrī Gurudev. Todos os Āchāryas de nossa sampradāya mostraram este processo.

Especialmente, Śrīla Narottam Dās Ṭhākur nos deu muito claramente esta instrução. E ele não só deu como também demonstrou sua posição— que sem a piedade de Rūpa Goswāmī ele não tem como obter  Rādhārāṇī ou Kṛṣṇa. Ele disse que Śrī Rūpa-mañjarī é a líder de todas as mañjarīs e se Śrī Rūpa-mañjarī é misericordiosa para conosco então teremos tudo no mundo de serviço. Esta é a situação. Śrī Rūpa-mañjarī é uma serviçal muito perto de Lalitādevī. Ela é júnior de Lalitādevī e ela é muito cara para Lalitādevī. Ela não sabe nada a não ser Lalitādevī. Sem o consentimento do Lalitādevī ela não faz nada para o serviço de Rādhārāṇī. Podemos compreender esse tipo de castidade através da música do Narottam Ṭhākur sobre Rūpa Manjari.
 
É a essência da expressão de Narottam Ṭhākur, "Meu tudo, minha existência, é o serviço de Śrīla Rūpa Goswāmī. Posso deixar tudo, mas eu nunca pode deixar os pés de Lótus de Rūpa Goswāmī". Śrī Rūpa-mañjarī-pada, sei mora sampada, sei mora bhajana-pūjana: os pés de Lótus de Rūpa Mañjarī são minha riqueza, meu serviço, minha adoração. Eu adoro os pés de Lótus de Rūpa Mañjarī, não Rādhārāṇī, não Kṛṣṇa. Sei mora prāṇa-dhana, sei mora ābharaṇa, sei mora jīvaner jīvan: os pés de Lótus de Rūpa Mañjarī são meu ornamento, a vida da minha vida. Sei mora rasa-nidhi, sei mora vāñchhā siddhi, sei mora vedera dharam. Sei vrata sei tapa sei mora mantra jāpa: os pés de Lótus de Rūpa Mañjarī são meu voto e minha austeridade religiosa. Eles são o meu mantra: "Devo adorar os pés de Lótus de Rūpa Mañjarī".  Anukūla habe vidhi se pade haibe siddhi: pela graça de minha fortuna,  eu me associo com aqueles pés de Lótus. Esta é a expressão da canção.

Śrī Rūpa-mañjarī-pada é a canção mais honrada, é o chefe  da Gauḍīya Vaiṣṇava Sampradāya e é muito caro para os devotos porque cada devoto quer servir Lalitādevī sob a orientação de Rūpa Mañjarī e contratados por  Lalitādevī e Rūpa Mañjarī no serviço a Rādhārāṇī. Nosso Param Gurudev, Śrīla Bhakti Siddhānta Saraswatī Ṭhākur, sempre segue a linha de Rūpa Goswāmī, a ordem de Rūpa Goswāmī e centra-se na satisfação de Rūpa Goswāmī. O destino é serviço a Rādhā-Kṛṣṇa, mas o serviço exclusivo sob a ordem de Rūpa Goswāmī Prabhu e com pleno consentimento do Lalitādevī. Essa é a nossa linha.
Quem sabe o significado desta canção, pode entender o que está lá dentro. Lá é dada todos os bens de devoção em Madhura - rasa . Se queremos entrar em madhura-rasa, devemos seguir as orientações adequadas e Śrī Rūpa-mañjarī e dado para nós. E sem a piedade de Rūpa-mañjarī, não entraremos, disse-nos Narottam Ṭhākur. Esta é a linha principal de Śrī Chaitanya Mahāprabhu. Mahāprabhu estabeleceu Rūpa Goswāmī em Sua grande assembléia na presença de Sārvabhauma Bhaṭṭāchārya, Advaita, Svarūp Dāmodar, Rāmānanda Rāy, Sanātan Goswāmī, etc. Os principais pilares qualificados estavam lá, Pañcha-Tattva, etc. Na frente de todos Ele abençoava  Śrīla Rūpa Goswāmī. É escrito no Chaitanya-charitāmṛta, você irá vê-lo. Ele próprio abençoou Rūpa Goswāmī, sem dúvida, mas Ele também disse a outros, Svarūp Dāmodar, Rāmānanda Rāy e a outros Vaiṣṇavas que foram seus seguidores extremos, Mahāprabhu disse a eles, "Todos vocês deem suas bênçãos a Śrī Rūpa".
Desta forma Rūpa Goswāmī tornou-se enriquecido com a propriedade de Mahāprabhu, concepção de princípio e tudo. Rūpa Goswāmī Prabhu deu tudo para Jīva Goswāmī e outros. Desta forma que a linha preceptora desceu até Śrīla Guru Mahārāj e nós somos todos os seguidores de Śrīla Guru Mahārāj. Por isso estamos tão felizes. Esta é a posição super posição na vida espiritual. E quando todos lerem ou ouvirem  Vaiṣṇavas qualificados, você entenderão . Aos recém-chegados eu posso dizer,  com a associação de Vaiṣṇavas vocês irão tornar-se mais qualificados dia a dia e sua fé junto com amor e dedicação aumentará cada dia. Este é o princípio da Śrī Chaitanya Sāraswat Maṭh. Nossa linha é a linha de Rūpānuga. Estamos tão felizes que nós temos conexão com Śrīla Rūpa Goswāmī, Śrī Rūpa Mañjarī em Kṛṣṇa-līlā, através de Śrīla Guru Mahārāj e Śrīla Bhakti Siddhānta Saraswatī Ṭhākur .
Quando Śrīla Bhakti Siddhānta Saraswatī Ṭhākur estava desaparecendo, antes ele nos deu essa propriedade do mundo devocional, esta propriedade na linha da devoção pura, requisitando Śrīla Guru Mahārāj para cantar Śrī Rūpa-mañjarī-pada sei mora sampada. Antes de ingressar nos passatempos de Kṛṣṇa, Prabhupād Saraswatī Ṭhākur queria lembrar muito claramente sua posição nesses passatempos. Ele pediu Śrīla Guru Mahārāj para cantar e ele estava muito feliz em ouvir Guru Mahārāj cantar essa canção.
Através dessa canção Śrī Rūpa-mañjarī-pada, sei mora sampada Prabhupād Saraswatī Ṭhākur transmitia seu poder para Śrīla Guru Mahārāj. Mais tarde Śrīla Guru Mahārāj ele próprio iria cantar essa canção todos os anos e quando ele não podia cantar, ele me solicitava, "Govinda Mahārāj, você cante essa canção." Esta é sem dúvida a minha sorte e estou me sentindo abençoado por ele através desta canção e nós estamos  cantando a canção todos os anos. Hoje é um dia muito especial para cantar Śrī Rūpa-mañjarī pada. Eu estou cantando por ordem de Guru Mahārāj sempre no Chaitanya Sāraswat Maṭh ano após ano e hoje também eu quero cantar essa canção com todos vocês e tentar satisfazer Śrīla Guru Mahārāj, Oṁ Viṣṇupād Śrīla  Bhakti Rakṣak Śrīdhar Dev-Goswāmī.


por Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaj