A floresta de Vrindavana: a favorita de Krishna.

  "Em Braja a terra está dividida em várias vanas (florestas).O  total de florestas é doze, e sua extensão é estimada em 168 km. Destas, a floresta especial conhecida como Vrindavana fica  no povoado chamado Nandagram." ( Caitanya Caritamrita Madhya 21.29).

  Vrinda devi é a divindade presidente da floresta de Vrindavana. Ela é uma expansão de Radharani. A floresta de Vrindavana é a maior floresta. Ele vai da atual cidade de Vrindavana para Nandagram e Varsana de um lado e Govardhana do outro lado. Esta é a floresta favorita de Krishna. Esta floresta se estende por 57 km.

   Dentro desta floresta Krishna executava a dança de rasa com as donzelas bonitas de Vraja. À noite, Krishna vinha para a floresta de e tocava sua flauta transcendental, assim chamando todas as gopis para virem  e desfrutar do maravilhoso rasa-lila, a dança divina do amor. Cada gopi tinha a oportunidade de pessoalmente dançar com Krishna. As gopis também trocavam olhares amorosos íntimos com Krishna e eram abraçadas pelo Senhor em seus corações.

  
A rasa-mandala (lugar onde a dança de rasa foi executada) tem um parâmetro de 16 km. É um semicírculo, com o rio Yamuna fluindo de um lado. Mesmo que milhares de gopis estejam dançando com Krishna, Yogamaya organiza para que todos caibam nesta pequena mandala (área).