Onde vive Vyasadeva?



   Ele vive em Samyaprasa, na área de Badarikashram( ou Badrinath), por onde corre o rio Sarasvati, nos Himalaias. Mas Ele não se manifesta para qualquer pessoa, somente para Seus devotos imaculados. Em Badrinath no local chamado Mana perto da fronteira com o Tibete, Srila Vyasadeva tem sua cavena onde ainda recita os Vedas. É um local de difícil acesso, mas é um dos oito Svayam Vyakta Ksetras, lugares sagrados da Índia que são automanifestos. Madhvacarya visitou duas vezes este local sagrado (Tirtha) há 735 anos e o Senhor Nityananda visitou há 500 anos. 


  Ele é conhecido por vários nomes: Baadarayana, Satyavati-suta, Krsna-dvaipayana Vyasa, Vedavyasa, etc. Seu pai era Mahamuni Parashara e Sastyaavati e é uma poderosa encarnação de Narayana, difundindo a sabedoria védica no mundo. Seu filho chama-se Sukadeva Goswami. É autor do Mahabharata, Bhagavatam, Brahma-sutras, etc. Ele ditou o Mahabharata para Sri Ganesha. Gerou três filhos brilhantes, que são Dhrtarastra, Pandu e Vidura. 



Está no Sri Gaura-Ganoddesha-Dipika de Srila Kavi Karnapura: Ele (Vyasadeva) aparece nos passatempos do Senhor Chaitanya como Vrindavana Dasa Thakur e o pastor de vacas amigo de Krsna, Kusumapida, também entrou no corpo de Vrindavana Dasa Thakur. Seu filho Shukadeva Goswami, aparece no Chaitanya-lila como Vallabha Bhatta . 


Kavi Karnapura é considerado um ramo do próprio Chaitanya. Seu pai era um querido associado de Mahaprabhu, Shivananda Sena. (Na imagem: O Senhor Chaitanya, Shivananda Sena e outros).