Por que muitos adoram o Sol com sendo o Brahman?

   O deus-sol Surya pertence à hierarquia dos cinco deuses principais. Existem ainda muitos que professam que o calor é a causa do mundo, e portanto designam o Sol, que é a fonte do calor, como sendo a causa fundamental do mundo . De qualquer modo, Surya é a deidade que preside o agregado de calor, luz e poder para uma esfera, e, desse modo , ele é um deus com poder delegado. Pela ordem do Supremo  Senhor Govinda, o Sol executa obedientemente seu serviço delegado.

Explicação de Srila Bhaktivinoda Thakur
 


Obs - O cinco deuses principais, ou panchadevata são: Surya, Ganesha, Shakti, Shiva e Vishnu. Essa adoração quíntupla é praticada pelos adoradores  cuja devoção está motivada pela liberação. Ela não é admitida na escola do Vaishnavismo puro onde Visnu, Krsna, é conhecido como  sendo o Senhor Supremo.

   
 
  Com brilho e poder ilimitado, o Sol é o rei de todos os planetas e o refúgio de todos os deuses - o olho personificado do universo. Eu adoro Govinda, o Senhor Primordial, por cuja ordem o Sol, montado nas rodas do tempo, gira em sua órbita perpétua.
Sri Brahma-Samhita verso 52.