A origem do nome “Bhaktivedanta Swami”.

Srila Sridhar Maharaj e Srila Prabhupada 

Srila Sridhar Maharaj e Srila Prabhupada 
   Quando Srila Prabhupada decidiu tomar sannyasa, é claro que ele procurou por seu grande amigo e siksha-guru Srila Sridhar Maharaj e pediu a ele que lhe desse iniciação na ordem de sannyasa. Srila Sridhar Maharaj disse a ele que não poderia fazer isso devido a seu relacionamento de amizade de longa data com a esposa e os filhos de Prabhupada. Ele então sugeriu a Srila Prabhupada que tomasse iniciação do irmão espiritual de ambos, Srila Keshava Maharaja, visto que ele era discípulo de Srila Bhaktisidhanta Maharaj e, ao fazer isso, Prabhupada receberia o mesmo mantram.

   Já 1941, em Katwa, o lugar onde Caitanya Mahaprabhu aceitou sannayasa, formalmente Vinoda-bihari (Srila Kesava Maharaja) aceitou a ordem de renúncia de Srila Bhakti Rakshak Sridhara Goswami Maharja.


    Nosso Srila Prabhupada então pediu a Srila Sridhar Maharaj que escolhesse o título de sannyasi para ele. Srila Sridhar Maharaj considerou que “Bhaktivedanta Swami” seria o nome apropriado  para ele e Srila Keshava Maharaj deu esse nome a Prabhupada em sua iniciação de sannyasi. Bhakti significa "devoção" e vedanta "a meta do conhecimento".


Srila Sridhar Maharaj e Srila Prabhupada