Qual o número de voltas que deve ser cantado diariamente?

     Na época de Sri Chaitanya, era Seu desejo que todos cantassem um mínimo de cem mil harinamas. Alguns devotos cantavam assim, mas a maioria não conseguia fazê-lo. 

    Srila Saraswati Thakur também instruiu que seria muito bom cantar cem mil harinamas diariamente, mas que um mínimo de dezesseis rondas (voltas) deveria ser cantado. Entretanto, quando a Missão Gaudiya se expandiu por toda a Índia e chegaram discípulos de todas as partes do país, foi também sua consideração que todos deveriam cantar um  mínimo absoluto de voltas por dia.


Srila  Swami Prabhupada 
    
 Srila  Swami Prabhupada percebeu tudo a respeito do Ocidente e, vendo as minúcias da natureza de sua devoção, deu a orientação de que: "Todos devem cantar dezesseis rondas por dia". Entretanto , todos  não conseguem seguir isso, portanto estão quebrando sua promessa ao Gurudeva.

    Srila Guru Maharaj (Sridhar) considerou a questão e expressou que: "Devemos cantar o mahamantra Hare Krsna com total concentração num mínimo de quatro rondas caso não seja possível  cantar dezesseis rondas ou mais", seguindo a orientação mínima de Gurudeva (Srila Saraswati Thakur), e deu muito mais importância ao seva - ou  a servir ao Senhor através da satisfação de Sri Guru e dos Vaisnavas. 

  Quando Gurudeva dá iniciação harinama, nesse momento o discípulo promete: "Sim, eu cantarei um tal número de rondas específico (seja, quatro, dezesseis, sessenta e quatro, etc)", mas, ao falhar em manter seu voto, isso se converterá em ofensa ao Guru.

Palavras de Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaj