Srila Bhaktivedanta Vana Maharaja: um sadhu perfeito





Midnapura
Midnapura
    
  Nasceu em uma família de brahmanas Vaishnavas, no distrito de Midnapura, na Bengala Ocidental (Índia), em 02 de janeiro de 1959 [ano em que Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada acitou a ordem de sannyasa], perto do pada tirtha de Caitanya Mahaprabhu (os pés de lótus do Senhor são chamados tirtha-pada porque sob Sua proteção, existem centenas e milhares de pessoas santas que santificam os lugares sagrados de peregrinação) chamado Pichalda mencionado no Sri Caitanya-caritamrita.

  A mãe de Srila BV Vana Gosvami Maharaja ofereceu seu querido filho aos pés de lótus de suas divindades familiares no altar, e desde sua infância, Subal Sakha (nome de infância de Maharaja) sempre foi muito apegado a Chaitanya Mahaprabhu, Nityananda Prabhu e todo Pancha-tattva (Cinco aspectos de Deus) — adorando Seus pés de lótus sob a orientação de sua mãe. A palavra 'vana' significa floresta.

 Sua deidade Sri Caitanya Mahaprabhu
  
  Desde sua juventude, Srila BV Vana Maharaj esteve muito ligado a Sri Caitanya Mahaprabhu e Nityananda Prabhu e adorava Seus pés de lótus.

  Ele recebeu seu Bacharelado em Economia pela Universidade de Calcutá em 1980, com apenas 21 anos de idade. Seu tio, Bhaktivedanta Madhusudhana Maharaja, que era o comandante do templo da Devananda Gaudiya Math (que pertence a missão Sri Gaudiya Vedanta Samiti estabelecida por Srila Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaj), o inspirou a dedicar sua vida para o serviço de Radha e Krishna.
Srila Gurudev (esq.) junto a seu tío, Srila Bhaktivedanta Madhusudan Goswami Maharaj (dir.)

“Quando terminei a universidade eu pensei: Tenho que ir a Navadvipa Dham. Assim que cheguei encontrei com meu tio (Madhusudhan Maharaj que tinha saído de casa com 10/11 anos). Eu não o conhecia, só tinha ouvido falar de suas glórias. Eu não tinha planejado ficar no templo, só queria visitar o dhama.”

Sri Srimad Bakthivedanta Madhusudan Maharaj e Srila BV Vana Maharaj

 Obs: Sri Srimad Bakthivedanta Madhusudan Maharaj entrou em nitya-lila em 04/10/2020, em Kolkata. Palavras de Srila BV Vana Maharaj nesse dia:

 Estou profundamente dolorido em saber que Param Poojyapad Sri Srimad Bakthivedanta Madhusudan Maharaj partiu deste mundo material e entrou no mundo transcendental para servir Srimati Radhika sob a orientação de seu Gurudev.

 Neste mundo material, todos os seus seguidores estão sentindo uma imensa separação e dor em seus corações porque eles não podem vê-lo fisicamente novamente. Eu estou sentindo tanta dor em meu coração, ele que me deu abrigo e serviço aos seus pés de lótus, mas infelizmente eu não pude servir adequadamente a seus pés de lótus. Estou muito longe dele e apenas me sentindo desqualificado, mas ele derramou misericórdia sobre mim incondicionalmente.

 Eu ouvi de minha mãe sobre sua grandeza e generosidade quando ele tinha apenas 8 anos, quando sua mãe morreu. Minha mãe cuidou dele como se fosse seu próprio filho, mas depois ele se juntou a Devananda gaudiya matha e se abrigou aos pés de lótus de Srila Bakthi Prajnan Keshav Goswami Maharaj e recebeu o mantra Harinam - Diksha.

 Ele era tão erudito e estudioso que Srila Bakthi Prajnan Keshav Goswami Maharaj o admitiu na escola perto da Devanand gaudiya matha (Escola Siksha Mandir). Em seguida, ele também foi admitido na faculdade de sânscrito. Ele era muito bom estudioso de Sânscrito. Mais tarde, obteve seu diploma em Sânscrito e o governo todos os anos lhe dava muito dinheiro, como bolsa de estudos.

 Srila Bakthi Prajnan Keshav Goswami Maharaj começou uma escola e Poojyapad Madhusudan Maharaj era o guia dessa escola de sânscrito.

 Meu coração está cheio de imensa dor e separação porque Srila Maharaj não está mais presente fisicamente.

  Eu não poderia continuar oferecendo mais neste momento, mas mais tarde irei compartilhar minhas experiências e realizações que ouvi de sua boca de lótus.




 Sri Devananda Gaudiya Matha está situado na Teghori Pada, em Sri Nabadwip Dham, distrito de Nadia na Bengala Ocidental, estado de Índia e é um lugar proeminente santo dos Gaudiya Vaisnavas.


 Assim, Srila BV Vana Maharaj tornou-se um aluno excepcional da escola espiritual mais antiga do mundo, a Brahma Gaudiya Sampradaya, iniciada pelo próprio Senhor Krishna que instruiu o Senhor Brahma na ciência espiritual, há milhares de anos. 

Srila Bhakti Raksaka Sridhara Gosvami Maharaja.
 
 Em 1981, Srila BV Vana Maharaja se juntou a Gaudiya Vedanta Samiti, e ia regularmente ouvir hari katha de Param pujyapada Nitya lila pravistha astotara Sri 108 Bhakti Raksaka Sridhara Gosvami Maharaja.

Srila BV Vana Maharaja:

O primeiro Hari-katha que ouvi de sua boca de lótus (Srila Sridhar) foi o Bhakti Rasamrita Sindhu, fiquei muito impressionado. Ele estava muito intoxicado com gaura nama. Quando os devotos lhe faziam perguntas ele cantava gaura gaura gaura. Sempre tive afeição e amor por Srila Caitanya Mahaprabhu desde meu nascimento. Então pensei: Óh, eu vim para o lugar certo. 

 O inglês de Srila Sridhar era muito requintado e algumas coisas eu não entendia. Assim eu ia sempre em seu templo. Ele me disse: fique no meu templo. Não, não – respondi. Eu vou ficar no templo onde meu tio fica, o Devananda Gaudya Math, todos os meus parentes estão lá. Porque em outro templo eu não conhecia ninguém. Então ele riu e brincou comigo. Ele me abençoou.


  Srila Sridhara Goswami Maharaja pediu para Srila Vana Maharaja permanecer no seu templo, mas Srila BV Vana Maharaja estava muito apegado a Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja. 

 Srila BV Vana Maharaj: 

 Quando o encontrei pela primeira vez ele (Srila Narayana Maharaj) me perguntou: “De onde você veio?” Um devoto falou que eu era sobrinho de Krsna Krpa Bramachari (Srila Bhaktivedanta Madhusudhana Maharaja). Ele disse: Bom. Você está cantando os santos nomes? Eu disse: Gurudev, eu canto os santos nomes em minha mente. Ele respondeu: Não, não, não. Você deve cantar os santos nomes com uma japa-mala. Então ele apontou para seu servo Navin Krsna Bramachari (Srila BV Madhava Maharaj) e disse: Ei, traga uma japa-mala. Ele me deu em seu quarto e disse: “cante os santos nomes”.

 Srila BV Narayana Maharaja instruiu Sripad BV Vana Maharaj na filosofia vaisnava, e ele dava aulas diariamente sobre o Jaiva Dharma, Brahma Samita, Bhagavad-gita, os sandharbhas e outras literaturas vaisnavas. 

 Ele também recebeu o apelido de Bhakti Cakora [O pássaro cakora apenas beberá a água que vem diretamente da chuva, não de qualquer lago, oceano ou rio]. Assim como o pássaro cakora, Srila BV Vana Maharaja também está sempre unidirecionado. 

Srila Bhaktivedanta Vamana Gosvami Maharaja 
  
 Srila BV Narayana Maharaja deu a Sripad BV Vana Maharaja harinam e depois de seis meses, ele recebeu diksa de Srila Bhaktivedanta Vamana Gosvami MaharajaSrila Bhaktivedanta Vamana Maharaja entrou na Gaudiya Math quando criança e recebeu harinama de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura. Ele deu sua vida em serviço a Srila Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja, e por muitos anos foi o presidente-acarya da Gaudiya Vedanta Samiti, sendo considerado como siksa-guru por Srila BV Narayana Maharaj. Desapareceu em sua manifesta lila em 15 de novembro de 2004.


 Srila BV Vana Maharaj relata esse encontro com seu Gurudev:

 Srila Vamana Maharaj me perguntou: Quem lhe deu essa japa mala? Eu disse: foi Srila Narayan maharaj quem me deu. Ele pegou a japa e pôs em sua cabeça, fazendo pranamas e me devolveu. Minha mente ficou perturbada, isto quer dizer que ele não me deu harinam. Ele disse: Ok, cante os santos nomes. Depois de seis meses ele me deu diksa com o nome de Sudhana Brahmacari.

Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja. 

Seu nome quando recebeu diksha:

   "Na Gaudiya Math, no começo, junto do Harinam não se dava nome espiritual, porque todos os indianos já têm nomes espirituais. Meu nome é Subal Sakha (Das). Então, não precisa dar um.

Prema Bhakti Das: E quando você tomou Diksa?

Srila Gurudev: Isto foi após seis meses, no Gaura Purnima, no começo de 1982.

Prema Bhakti Das: Então, neste momento você recebeu algum nome?

Srila Gurudev: Nesta ocasião Gurudev me deu o nome de Sudhana Brahmacari. Nessa época  quando Gurudev Narayana Maharaj ouviu o nome, ele disse: ''Ó, este nome não é um Braja Nam''. Então Gurudev disse: ''O seu nome Subal Sakha é um ótimo nome.''

A estima de seu Guru-Sannyas (Srila BV Narayan Maharaj) por ele:

 Gurudeva disse a Navina Krsna Brahmacari (o nome de Sripad BV Madhava Maharaj quando era brahmacari): "Se Subal Sakha vir, nunca impeça ele de me ver !" Se Gurudeva estava doente, às vezes sua porta estava fechada. Se eu vinha, às vezes Navina Krsna Brahmacari dizia: "Gurudeva está doente". Então, se eu não viesse por um ou dois dias, Gurudeva me censurava: "Por que você não veio?" Gurudeva dizia: "Em qualquer circunstância você deve vir!” Eu só estou lembrando que Gurudeva  nunca me deteve. A qualquer momento eu poderia ir ao seu quarto.

Sripad BV Vana Maharaj
 Na última vez em que Gurudeva estava doente, em Govardhana, às vezes os sannyasis e os brahmacaris não podiam entrar no quarto dele, mas se eu fosse ninguém poderia me impedir. Se eu batesse na porta, seus servos teriam que abri-la. Caso contrário, se eu dissesse a ele que eu não tinha entrado porque alguém havia me impedido, Gurudeva ficava muito chateado com eles. Por esse motivo, ninguém me impedia.

Srila Madhava Maharaj, Srila Vamana e Srila Narayana


  Sripad BV Vana Maharaja tem servido a Srila BV Narayana Maharaja desde 1982. No festival de Gaura Purnima no ano de 2000, Sripad BV Vana Maharaja recebeu o titulo de Bhaktivedanta  ('aquele que percebeu que o serviço devocional ao Senhor Supremo é o fim de todo conhecimento') e a ordem de sannyasa, e está agora pregando ao redor do mundo sob a guia e as instruções de seus divinos mestres. 

1997 primeira vez no exterior

Sripad BV Vana Maharaja em 2000 na ordem de sannyasa
 
 Sua vida é pregar a missão de seus mestres espirituais e de todo o Sri Guru Parampara. Ensinando a filosofia vaisnava de forma simples e perfeita: pelo seu próprio exemplo.


Seus pés de lótus