Entendendo a filosofia mayavadi (advaita monista).


 O mayavadi defende que na realidade só existe o Ser Absoluto e tudo o mais é falso. Tanto nossa existência como indivíduos como a existência do universo que conhecemos é irreal (maya). Ele defende a idéia de que, no plano da consciência (Brahman), não há diferenciação (adwaita) entre a parte e o todo: aham brahmasmi, eu sou o Brahman.

Comentário de
Srila Prajñana Kesava Maharaja.

   
 A teoria mayavadi considera que outrora a entidade viva [o ser vivo] foi Deus mas que agora está dominada pela influência de maya (ilusão). Assim, eles dizem que presentemente a entidade viva não é Deus, mas que quando se retira a influência de maya, então ela se converte em Deus outra vez. Os filósofos mayavadis recomendam a imersão na refulgência do Brahman; esta é a meta ou o destino deles.

Palavras de Srila Bhaktivedanta Swami.


 Os advaitavadis (mayavadis) sustentam a teoria de que “eka brahma dvitiya nasti/jiva brahmaiva na parah” - isso significa que Brahma é um, não há outras coisas, ou seja, Brahma é não dual (advitiya) e desprovido de potência (sakti), logo, não existem outros seres vivos (jivas); não há mais nada [além de Brahma]. Eles dizem que as jivas são o próprio Brahma que se iludiu por maya, está coberto por maya e, portanto, agora se identifica como jiva. Porém, quando essa ilusão desaparecer, então concluíremos: “Eu não sou jiva, eu sou Brahma!”

Palavras deSri Srimad Bhaktivedanta Vana Gosvami Maharaj em 05/10/2017 Vrndavana.



Obs - É a doutrina propagada por Shankaracarya.