Quais as quatro qualidades que só Krsna tem?

    Krsna possui quatro qualidades, as quais não se manifestam sequer na forma do Senhor Narayana, isto para não falar dos semideuses ou das entidades vivas. Elas são as seguintes:


 Lila Madhurya [doçuras dos Seus passatempos divinos]: Seus lilas são muito atraentes para os devotos e ultrapassa todas as madhuryas (doçuras) . Ele é o executor de maravilhosas varie­dades de passatempos (especialmente Seus passatempos infantis).


 Prema Madhurya [doçura do Seu amor divino]: os passatempos Krishna como uma criança são muito atraentes para os devotos e também Seus intercâmbios amorosos com os gopas e as gopis. Os devotos dotados do maravilhoso amor a Deus rodeiam-nO.


 Venu Madhurya [doçura do som de Sua flauta (venu-dhvani de Govinda)]: a flauta de Krishna é muito melodiosa. Quando toca Sua flauta, é capaz de atrair todas as entidades vivas de todas as partes do universo.

 Rupa madhurya [doçura de Sua beleza]: a beleza de Krishna supera tudo e até mesmo o Senhor Vishnu está muito ansioso para ter o darshan de Krishna para ver Sua beleza . Ele possui uma admirável excelência de beleza com a qual ninguém pode rivalizar em nenhu­ma parte da criação.

 "Eu falei que Krsna possui quatro qualidades extraordinárias: rupa-madhurya, lila-madhurya, prema-madhurya e venu-madhurya. Nenhuma outra encarnação possui essas qualidades, nem mesmo Ramachandra, Nrsimha, Varaha, Kalki. Isso não é possível para elas, apenas para Vrajendra-nandana Syamasundara, o filho de Nanda Maharaja e de Mãe Yasoda."

Palavras de  Srila BV Vana Goswami Maharaja.