Nosso sadhana (prática espiritual) estará completo com apenas nama-sankirtana?

   Não, porque só com o nama-sankirtana não seremos capazes de cantar shuddha-nama, o nome puro de Krsna. Nama-sankirtana é necessário no estágio condicionado, mas junto com ele devemos cantar o gopala-mantra, o mantra de Mahaprabhu (gaura-gayatri) e todos os outros mantras que o guru nos deu. A eficácia desses mantras é que eles fazem surgir sambandha-jnana e fazem diminuir o apego pelo desfrute sensorial. 

  Quem quer que siga esse método sinceramente por um ano, ou até por seis messes, certamente verá qual é o resultado. Se o resultado desejado não vier, significa que deve estar havendo algum problema. Talvez a raiz, o mantra, não teve potência suficiente porque quem o concedeu não era puro, ou talvez por não estarmos cantando com o coração, ou por estarmos trapaceando de alguma maneira. Ou seja, devemos cantar dando o nosso coração a ele, com fé profunda e com firme determinação. Depois disso, por ficarmos profundamente absortos em nama-sankirtana, tudo será completado.

Explicação de Srila Bhaktivedanta Narayana Maharaja

Cada uma das seis palavras transcendentais do mantra (Gopala mantra) é significativa e o mantra é um meio completo para desenvolver o amor por Krishna.

(1) Krsnaya indica Madana-Mohana a Deidade que estabelece nosso relacionamento (sambandha) com Krsna.

(2) Govindaya aceita nosso serviço devocional (abhidheya).

(3) Gopijana e

(4) vallabhaya ou Gopinatha satisfaz todas as gopis e é o objetivo final da vida (prayojana).

(5) Sva indica ksetrajna ou aquele que está familiarizado com o seu eu interior, e a palavra

 (6) ha indica a natureza transcendental.

Svaha geralmente significa oferecer oblações. Mas, mais especificamente, sva pode ser entendido como “Eu sou o servo das gopis”, enquanto ha significa “dar a Krishna tudo exatamente como as gopis estão fazendo”.


Fonte https://www.radha.name/news/philosophy/gayatri-mantras-and-explanations