Qual a importância da segunda iniciação?

   A concepção de Mahāprabhu, consciência de Kṛṣṇa, é para todas as idades. Quando dou a segunda iniciação, eu compartilho meu sentimento com os outros.  Escutamos de Śrīla Guru Mahārāj (Sridhar Maharaj)  
que Hari-nām pode salvar a todos. Então, o mantra que você tem (o mahāmantra Hare Kṛṣṇa) é suficiente para você. Não é um problema se você não receber segunda iniciação.
  O mahāmantra Hare Kṛṣṇa funciona depois da libertação, em sua vida de serviço devocional, durante o serviço direto a Kṛṣṇa, mas o mantra da segunda iniciação te leva até Goloka Vṛndāvan. Sua função termina ali. O mantra te leva até lá e quando você se engajar em serviço lá, ele volta. Nós escutamos isto de Guru Mahārāj.
  Há um motivo para darmos tanta importância à segunda iniciação: envolve muitas regras e regulamentações. Há também a meditação e outras coisas que parecem muito agradáveis. Você pode cantar o mahāmantra Hare Kṛṣṇa no banheiro, mas você não pode cantar o mantra de segunda iniciação no banheiro. Por isso, damos mais respeito para ao mantra da segunda iniciação. Ainda assim, o mahāmantra Hare Kṛṣṇa é o mais elevado. Aquele que é enriquecido com este mantra é enriquecido com tudo.

Explicação de Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaj