Qual a importância da forma humana de vida?



 Explicação de Srila Bhakti Ballabha Tirtha Maharaja:

 O Supremo Senhor Sri Krishna e as jivas estão eternamente relacionados um com o outro. Sri Chaitanya Mahaprabhu chamou essa relação como Achintya-Bhed-abhed. Isso significa que são diferentes e ao mesmo tempo não são diferentes do Senhor Supremo Sri Krishna.

 Quando eu estava em casa, eu tinha em minha mente várias dúvidas sobre jiva-tattva, Bhagwad-tattva, etc, e eu costumava escrever cartas para meu Srila Gurudev. 



 Uma vez, Srila Gurudev me pediu para ler o "Jaiva-dharma", escrito por Srila Bhakti Vinode Thakura. Quando li o “Jaiva dharma", todas as minhas dúvidas sobre jiva-tattva e Bhagavad-tattva foram esclarecidas. Vocês também podem ler o Jaiva-dharma. Vocês vão ter todas as respostas para suas perguntas, porque Srila Bhakti Vinode Thakura não é um ser humano comum. Ele é Sri Kamala Manjari em Goloka-lila.

 As jivas aqui significam todos os seres vivos, incluindo animais e pássaros. Existem 8.400.000 espécies de seres vivos. No Manu Samhita é dito:

Há 900 mil tipos de espécies aquáticos , 2.000.000 de espécies de árvores e plantas, 1.100.000 tipos de insetos e répteis, 1.000.000 de espécies de aves, 3.000.000 de tipos de animais de quatro patas e 400 mil tipos da espécie humana."

 O nascimento humano é muito raro e não se deve perder esta oportunidade preciosa. Somente os seres humanos têm a capacidade de adorar o Senhor Supremo. Outras entidades vivas não têm essa capacidade. Portanto, não é aconselhável perder o precioso nascimento humano para os prazeres mundanos. No Srimad Bhagavatam (11.9.29) é dito:

“Esta forma humana de vida é obtida após muitos e muitos nascimentos, e, embora ela não seja permanente, pode oferecer os maiores benefícios. Portanto, um homem sóbrio e inteligente deve imediatamente tentar atingir o maior benefício na vida antes que ocorra outra morte. Deve-se evitar a gratificação dos sentidos, que está disponível em todas as circunstâncias."


 Nosso mais reverenciado Paramguru - Padapadma Nityalila Pravista OM 108 Sri Srimad Bhaktisiddhanta Saraswati Thakur Prabhupada tinha falado sobre esse versículo continuamente por um mês em Ultadanga, Kolkata. Apesar disso, ele não estava satisfeito. 

 Dois estudantes de Scottish Church College , Kolkata, foram lá para vê-lo. Nosso mais reverenciado Srila Param Gurudev disse que mesmo um momento do nascimento humano não deve ser desperdiçado. Os dois estudantes disseram que vieram apenas para ver o que estava acontecendo ali e que eles tinham que voltar para as suas casas. Srila Prabhupada disse: "imediatamente vocês devem começar a adoração ao Senhor Supremo".
 
 Os dois estudantes disseram: "Oh! Nossa casa está em chama".   

 Srila Prabhupada: "Deixe-a queimar . "
 
 Os alunos: "As casas vizinhas vão se queimar ".

 Srila Prabhupada: "Que todo o mundo se queime. Você é brahma- bhuta (do Senhor e para o Senhor) não samsara-bhuta (deste mundo e para este mundo)".

 Mais tarde, os dois estudantes ficaram no Math. 

 Sri Prahlad Maharaj instrui no Srimad Bhagavatam ( 7.6.1)

“Aquele que é suficientemente inteligente deve usar a forma humana do corpo a partir da tenra idade da infância para a prática das atividades do serviço devocional, desistindo de todos os outros compromissos. A forma humana é muito raramente alcançada, e embora temporária como outros organismos, é significativa, porque na vida humana pode-se executar o serviço devocional." 


 Aqueles que têm o nascimento humano devem adorar o Senhor Supremo Sri Krishna em todas as circunstâncias.