A Consciência de Krishna nos anos trinta na Europa.

     Na verdade, os primeiros vaisnavas que conseguiram atravessar o oceano e trazer a mensagem de Mahaprabhu no Ocidente por ordem de Srila Bhaktisidhanta, foram Bhakti Hrdaya Vana Bon Maharaj, seguido por Bhakti Pradipa Tirtha Maharaj e por Bhakti Saranga Maharaj na década de 30. Nesta ocasião, surgiram os dois primeiros vaisnavas ocidentais, que foram resultado do harikatha de Bhakti Hrdaya Vana Bon Maharaja: o alemão Georg Ernst Schulze, que recebeu o nome espiritual de Sadananda dasa; e austríaco Walter Eidlitz, que recebeu o nome espiritual de Vamana dasa.

    Eles pregaram pela Europa, em especial por Londres e Alemanha. Na viagem de Pradipa Tirtha Maharaja e Hrdaya Vana Bon Maharaj para a Inglaterra, estes dois sadhus estabeleceram um pequeno centro em Londres, e veja que incrível, atualmente ainda está aberto. Este centro está situado na 27 Cranhurst Road, Willesden Green, London NW2 4LJ, Tel/Fax: 020 8452 2733. Este centro foi a antiga residência de uma dama aristocrática chamada Cecília Bowtell, e que doou bondosamente a residência para Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati. Ela foi uma seguidora fervorosa de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur Prabhupada, e foi iniciada como sua discípula, em 1930, com o nome espiritual de Vinode Vani
 
   Bhakti Hrdaya Vana Bon Maharaj nasceu em 1901, entrando em nitya-lila em 1982. Permaneceu celibatário ao longo de sua vida e com a idade de 23 anos, se tornou o terceiro discípulo a tomar sannyasi de Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Thakur Prabhupada. Foi um dos mais brilhantes e educados discípulos de seu mestre espiritual. Srila Bhaktisiddhanta Prabhupada decidiu enviá-lo para a Inglaterra e Alemanha por volta de 1930, como o primeiro emissário do Gaudiya Math, e o abençoou para a difícil tarefa de espalhar a mensagem de Mahaprabhu em no exterior.
Na Inglaterra, o sadhu foi convidado para dar palestras nas Universidades de Oxford, Cambridge e Exeter, em outras instituições acadêmicas e Teosóficas. Em julho de 1933, Svami Bon Maharaj foi recebido em audiência por Suas Majestades, o Rei George V e a Rainha Mary no Palácio de Buckingham. Na Alemanha, também foi convidado para dar palestras nas Universidades de Berlim, Munique, Bonn, e Leipzing , e várias organizações religiosas.


 
   Na década de 30, Srila Bhaktisidhanta Prabhupada enviou estes vaisnavas para a Europa, a partir de Mumbai, para Nápoles, a bordo do navio MV SS Victoria.
 
 


 
    Hrdaya Bon Maharaja volta para a Índia depois de sua primeira turnê, junto com pessoas. Nesta foto, está sentado  os dois ocidentais vaisnavas EG. Schutze (Sadananda dasa) e Walter Eidlitz [Vanama dasa]. Eles foram recebidos por milhares de pessoas. A direita de Hrdaya Bon Maharaj, com um grande bigode, Abhay Charan [Que no futuro seria mundialmente conhecido por AC. Bhaktivedanta Swami Prabhupada]. Quando Abhay Charan viu toda aquela cena, ficou estupefato e declarou uma célebre frase: "Hoje, a Europa foi derrotado pela Ásia."
    Por volta de 1939, Hrdaya Bon Maharaj foi até a USA, onde deu palestras na Universidade de Washington, na Universidade de Chicago, na Univiersidade de Columbia, e outras organizações e sinagogas. Ele visitou á convite, várias vezes, os EUA, a Inglaterra, a França e outros países da Europa.
    Bhakti Saranga Maharaja e Bhakti Pradip Tirtha Maharaja que também foram para a Europa por ordem de Srila Bhaktisidhanta na década de 30, eram grandes Vaisnavas que não merecem ser esquecidos.
  



Srila Bhakti Pradip Tirtha Maharaja tomou a iniciação espiritual harinama e diksa de Srila Bhaktivinode Thakur, na sua cabana em Godruma, por volta de 1910; depois tomou Sannyas de Srila Bhaktisidhanta Sarasvath Thakur, e recebeu a permissão e ordem de Srila Bhaktisidhanta em ir visitar Srila Gaura Kisora Babaji. Srila das Babaji, quando conheceu Srila Bhakti Pradip Tirtha Maharaja, pediu para este conduzir o kirtana cantando Gauranga Bolite Habe, de Srila Narottama das Thakur.  Srila Pradip Tirtha Maharaj, um vaisnava de alta classe que foi o primeiro sannyasi de Srila Bhaktisidhanta Sarasvath Thakur, que tomou iniciação e diksa de Srila Bhaktivinode Thakur. Este, nada mais nada menos que o tronco do Vaisnavismo contemporâneo que conhecemos. Que teve o darsan de Srila Gaura Kisora das Babaji pessoalmente; e que bondosamente veio para a Europa seguindo a ordem de seu gurudeva Srila Bhaktisidhanta, trazendo a mensagem de Sri Gauranga Deva.


   Bhakti Saranga Maharaj era um vaisnava de altíssima classe. Junto com Hrdaya Bon Maharaja, conseguiu abrir o primeiro centro representando o Gaudiya-Vaisnavismo na Europa, através da doação da residência pessoal da primeira vaisnava-gaudiya do Ocidente.

   Srila Hrdaya Bon Maharaja, Srila Pradip Tirtha Maharaja, Srila Bhakti Saranga Maharaja; os três primeiros sannyasis de Srila Bhaktisidhanta Sarasvath Thakur, que na década de 30, vieram para o Ocidente cumprir as ordens de seu mestre espiritual.

 

 
 
 
 


   O   alemão Georg Ernst Schulze, que recebeu o nome espiritual de Sadananda dasa.
   Sadananda voltou junto com Hrday Bon Maharaja e tomou iniciação diretamente de Srila Bhaktisidhanta Sarasvath Thakur.Ele tomou sannyas e faleceu em 1977.

 
 
 

 
 
 
 



 

 
 

 

 

 

O austríaco Walter Eidlitz, que recebeu o nome espiritual de Vamana dasa.
Vamana das abandonou o corpo em 1976.


 

 

 
 
 
A britânica Vinoda Vani dasi