Se Jesus Cristo era um jagad -guru e suas instruções são capazes de nos trazer libertação, por que precisamos de um mestre espiritual ?




  
  


Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Prabhupada responde: Aceitamos ambos, tanto o mestre espiritual universal como o mestre espiritual iniciador. Ao aceitarmos apenas o jagad-guru, podemos enfrentar muitos anarthas ( coisas que nos prendem a esse mundo). Se no momento queremos seguir as ordens de Cristo aceitando-o como o jagad-guru e pensando que não necessitamos de um mestre espiritual iniciador, enfrentaremos certamente dúvidas sobre quão bem poderemos seguir as ordens de Cristo.

 O Senhor Supremo, ou jagad-guru universal, oferece Suas instruções sobre a verdade absoluta somente através da sucessão discipular. Assim como eu me sento na margem do Ganges em Navadvipa, longe dos Himalaias onde o Ganges se origina, eu sou capaz de tocar suas águas aqui; o mestre espiritual iniciador faz semelhante serviço devocional puro. Porque eu sou um ordinário, impotente, uma pobre pessoa comum, eu não sou capaz de escalar o Himalaia para tocar suas águas lá. Da mesma forma, se o fluxo do Ganges do Himalaia é interrompido no caminho, eu terei que enfrentar o risco de aceitar um fluxo poluído em vez do Ganges puro. 

 Se as instruções que Jesus Cristo deu há dois mil anos não chegam até nós através da sucessão discipular, ou se temos que separá-las a partir de livros, então talvez possamos criar um erro e aceitar uma perversão da verdade ensinada em nome do cristianismo. Nós poderemos vir a aceitar algo estranho oposto ao que ele ensinou, pensando ser sua filosofia real.

 O mestre espiritual iniciador é também um jagad–guru porque ele é uma manifestação do jagad-guru original. Por sua misericórdia imotivada ele entrega a mensagem do jagad-guru original através da sucessão discipular. Ele não engana ou bajula o discípulo, nem anseia por qualquer ganho material. Ele é simplesmente um mensageiro da verdade absoluta.