Quem é o devoto mais exaltado do Senhor Krishna?


     
 Essa pergunta foi feita a Srila Bhakti Raksak Sridhar Maharaj em uma assembleia de panditas no sul da Índia. 

  Alguns disseram que os quatro Kumaras eram os devotos supremos do Senhor.

  Srila Sridhar Maharaj citou  o sloka do Bhagavatm 11.14.15. Neste verso, o Senhor Krsna diz a Udhava: "O pai do Kumaras, o Senhor Brahma, é o Guru deles, mas ele não é tão querido para Mim quanto você. Mesmo Shankara (o Senhor Shiva) que é o maior de todos os vaisnavas e que está sempre cantando Meus Santos Nomes, não é tão querido para Mim quanto você. Laksmidevi, a deusa da fortuna que reside em Meu peito, também não é  tão querida para Mim quanto você. Mesmo Meu próprio Eu, não é tão querido para Mim quanto você. Você é Meu devoto mais querido".


   Logo depois, Udhava foi a Vrndavana e, quando viu  o modo devocional, a dedicação das Vraja-gopis e a entrega de todo coração delas para o serviço a Krsna, ele disse:  "Se eu puder nascer como uma folha de grama nas trilhas de Vrndavana, por onde as Vraja-gopis caminham, então a poeira dos pés delas irão abençoar-me e, desta maneira, sentirei que minha vida teve sucesso". Bhagavatam 10.47.61

   Não resta sombra de dúvida que o Senhor Krsna está mais satisfeito  com a devoção das gopis do que com Brahma, Seu discípulo mais querido, Seu querido irmão Sankarsan, Lakismidevi que sempre reside em Seu peito ou mesmo Seu mais querido devoto, o Senhor Shiva.

Udhava e as gopis

   Os Vraja-vasis, especialmente as Vraja-gopis, têm esse tipo de dedicação, devoção e atitude de serviço de total entrega e Udhava, o mais querido devoto e discípulo do Senhor Krsna declara isto. Essa é a verdadeira e real consciência de Krsna e a verdadeira consciência de Krsna está prosseguindo nesta linha.

Relato de Srila Bhakti Sundar Govinda Dev-Goswami Maharaj