Como apareceu Giriraja Govardhana ?


   Hanuman e os outros macacos receberam a instrução do Senhor Ramacandra para fazer uma ponte em Sri Lanka. Rama enviou todos os macacos para coletarem pedras enormes por toda a Índia. Hanuman pulou dali para o Himalaia, onde ele viu uma pequena montanha, e àquela era Giriraja. Ele pegou Giriraja e colocou em suas costas, lançou-se ao céu, e o carregou para o oceano. Como ele estava passando sobre Vrndavana, o Senhor Rama lhe disse, "A ponte já está completa, assim não há necessidade de trazer esta montanha; deixe-a onde você está." Giriraja Maharaja sabia que em Dvarapa-yuga, Krsna iria vir com Srimati Radhika, as gopis, e com todas as Suas potências, e ele teve muito sorte por ter sido deixado em Vrndavana.

   Sri Sri Radha-Krsna e as gopis realizam doces passatempos confidenciais em muitas cavernas de Govardhana. Embora, vocês não possam vê-las, há muitas belas cavernas e kunjas (bosques) em todo lugar em Giriraja Govardhana, e Giriraja testemunha todos estes doces passatempos de Sri Sri Radha-Krsna e das gopis ali. Mesmo Shankara, em sua forma masculina, não pode entrar nos bosques e testemunhar tal passatempo confidencial. Então, se Giriraja Govardhana tivesse a forma masculina, também não seria capaz de testemunhá-los. Os kunjas de Giriraja Govardhana são os lugares onde todos os mais secretos lilas procedem, assim Giriraja surge do coração de Radhika, para servi-La. Sua verdadeira identidade deve ser Haridasi-varyari (a melhor das servas de Hari).

  Giriraja, na verdade, vem do coração de Srimati Radhika. Não significa que Krsna se tornou Giriraja Govardhana. Krsna é a Deidade predominante de Giriraja, mas está descrito no Tapani Upanishad e no Bhavisya Purana que Giriraja Govardhana se manifestou do coração de Srimati Radhika.

 
 Palavras de Sri Srimad Narayana Gosvami Maharaja
 

   Govardhana atual diminuída possui em torno de 7 milhas de comprimento. Pelo tempo que Govardhana existir, a era negra atual de Kali-yuga não será capaz de mostrar seu poder proeminente. Mas depois de milhares de anos, quando Govardhana e o Yamuna tiverem desaparecido, Kali Maharaj irá estar muito forte e todos os seres humanos serão
oprimidos e torturados ao extremo. A condição dos seres humanos será precária.

Palavras de Srila Bhaktiballabh Tirtha Maharaj.