O que é Gopastami/Gosthastami ?

 "O oitavo dia lunar da quinzena brilhante do mês de Kārttika é conhecido pelas autoridades como Gopāṣṭamī . A partir daquele dia, o Senhor Krsna tornou-se um pastor de vacas, enquanto anteriormente Ele cuidava dos bezerros." [seção Kārttika-māhātmya do Padma Purāṇa]

 Neste dia, o senhor Sri Krishna tornou-se um vaqueiro qualificado e levou as vacas para pastar em Govardhana. Anteriormente Ele era o guardião dos bezerros. Foi nesse dia que Ele se tornou um gopa, ou vaqueirinho.

  Festival dedicado ao Senhor Krishna e as vacas. Neste festival, os devotos oferecem um respeito especial para as vacas por sua utilização na vida diária. Vacas fornecem o leite que ajuda no cumprimento da exigência nutricional das pessoas como uma mãe. É por isso que as vacas são consideradas sagradas e adoradas na religião védica como uma mãe.

  É um dia importante para os devotos mostrarem respeito e gratidão às vacas por fornecerem um alimento tão especial. As pessoas visitam o estábulo para banharem as vacas, decorar com panos e joias antes de oferendas especiais feitas pelos devotos.

  Neste dia, Sri Krishna puja (adoração a Krsna) e Gow Puja (adoração as vacas) são realizados juntamente com pradakshina (doação) para adquirir bênçãos para uma vida boa e feliz. 
  
 
  Essa cerimônia foi organizada por Nanda Maharaj para Krishna e Balarama, quando foram levar as vacas para pastar pela primeira vez em Vrindavan. Neste festival, o amor de Krishna pelos bezerros e pelas vacas é retratado muito bem. Raddha, queria levar as vacas para pastar, mas foi negado por ela ser uma menina. Então, ela se disfarçou de menino vestindo um dhoti para acompanhar Krishna no pastoreio das vacas juntamente com seus companheiros de brincadeiras.