Srila Jiva Gosvami


   O sobrinho e discípulo de Srila Rupa Goswami foi um dos seis Goswamis de Vrndavana. Quando era um garoto ele recebeu o darsana de Mahaprabhu quando Ele (Mahaprabhu) foi até a vila de Ramakeli. Sri Rupa Gosvami colocou Sri Jiva Gosvami aos pés de Mahaprabhu que, por Sua vez, colocou Suas mãos de lótus sobre a cabeça de Srila Jiva.

   Após o desaparecimento de Rupa Goswami e Sanatana Goswami, Srila Jiva Goswami se tornou o principal acarya da comunidade vaisnava. Foi o maior e mais prolífico acadêmico de sua época. Ele compôs meio milhão de versos em sânscrito sobre a ciência da devoção e das glórias de Krsna. Tinha olhos de lótus, um nariz e testa altos, peito largo, braços longos e um radiante corpo dourado (Veja o Sri Caitanya-caritamrta, Adi-lila 10.85).  

   Em 1542, estabeleceu a adoração de Sri Sri Radha-Damodara no Seva Kunja, Vrindavana. Seu tumulo sagrado [samadhi] fica no complexo do templo. Sri Jiva Goswami é um associado intimo [Vilasa Manjari] nos passatempos eternos de [nitya Vrindavana lila] Radha-Damodara.