Srila Madhavendra Puri: o primeiro broto de prema-bhakti.


Srila Madhavendra Puri encontra com o vaqueirinho Gopala

 
 Ele é frequentemente aceito como a inspiração inicial ou iniciador do movimento de Sri Chaitanya Mahaprabhu. Acredita-se que já pregava os princípios de Gaudiya Vaishnava antes de Sri Caitanya. Ele era discípulo de Lakshmipati-Tirtha.
A deidade de Srinathaji 
 Madhavendra Puri estabeleceu a adoração à deidade de Gopala,que hoje em dia é adorada como Srinathaji. (Caitanya-caritamrta, Madhya-lila, cap.4). Sua Deidade adorável, Gopalji, atualmente reside em Nathdwar no Rajastão, e é adorada pelos seguidores de Vallabhacharya.

 "Ó Senhor, ó Mestre misericordioso, ó Mestre de Mathura, quando te verei novamente, por não te ver, meu coração agitado se tornou instável, ó amado, que hei de fazer agora?” [Caitanya Caritamrta Madhya 4.197]

 No momento de sua partida deste mundo, Madhavendra Puri estava completamente absorto em separação de Krsna e constantemente repetia esse sloka. Este verso é considerado pelos Gaudiya Vaisnavas a essência da expressão do humor de separação.

 Sri Gauracandra costumava repetidamente ressaltar que, no quesito de saborear as doçuras do amor devocional, não há ninguém que se compare a Madhavendra Puri.
Srila Madhavendra sonha com o Senhor

Seu samadhi em Remuna, no distrito de Orissa 

A murti de Srila Madhavendra Puri