APENAS OS INGRATOS NÃO ADORAM DEUS.


  "Você pode ter afeição amorosa por alguém com quem você não tem relacionamento? Da mesma forma, tendo [conhecimento de nossa relação com] Bhagavan [Deus], ​​alguém desenvolve carinho por Ele.

   Qual é a nossa relação com Bhagavan? Tudo é dado pelo Senhor. Quem é que deu estes olhos? Bhagavan lhes deu. Quanto valem os olhos? Um médico pode "reparar" a sua visão e dar algumas gotas de colírio como medicamento. Você precisa pagar por isto. Mas o médico não pode dar ou criar olhos. Ele só pode dar remédios para os seus olhos. E depois também tem que pagar as despesas da consulta médica.

   Do mesmo modo, para os problemas do ouvido, o médico pode dar alguns medicamentos, mas ele não pode lhes dar ouvidos. Ele vai dar medicamentos. Ele pode aconselhá-los a comprar um aparelho auditivo. Às vezes, essas ajudas funcionam, e às vezes, mesmo usando tais instrumentos, qualquer pouca audição que se tenha, também é perdida. Uma vez vi que este foi o caso de um famoso advogado. Ele comprou um aparelho auditivo, mas acabou por se tornar completamente surdo e teve de interromper a sua prática. O que foi dado por Bhagavan também foi levado, e ele tornou-se deficiente.

   Então, Bhagavan nos deu estas orelhas, olhos, nariz e pele. Hoje em dia, se você tiver um problema com a pele, você pode fazer uma cirurgia plástica. Para isto, temos de pagar muito. Então, porque para Bhagavan que nos deu olhos, nariz, orelhas, língua, pele e tudo o mais - você não tem gratidão para com Ele? Você deveria, ou não deveria, ser grato? Então, aquele que não está agradecido a Bhagavan, é ele uma boa pessoa? Não, ele é um patife ingrato. Uma pessoa ingrata ou desleal é considerada boa por alguém? Da mesma forma, não [adorando ou glorificando] Bhagavan a pessoa estará sendo um patife ingrato. Se você tem [conhecimento do seu relacionamento], então você terá que agradecer a Ele e fazer [adoração e glorificação].

  Se você não colocar sal na preparação de vegetais que você faz, será que a preparação vai ficar saborosa? Por que não será boa? Você colocou vegetais, passas, caju, amêndoas, e todos os outros ingredientes, exceto sal - então será saborosa? O sal é um ingrediente muito caro? Não é caro? O ingrediente mais barato de todos é o sal. Mas se você adicionar todos os ingredientes sem o sal, a preparação torna-se insípida.

  Do mesmo modo, aqueles que não estão gratos a Bhagavan - as suas vidas são inúteis - tudo é inútil. É por isso que é dito [nas escrituras] que aquele que tem [devoção a Deus] tem todas as boas qualidades. Se não houver mais nada, então pode comer roti (pão indiano) só com sal. Mas se o sal não estiver lá, você pode comê-lo? Não funciona... você precisa pelo menos colocar sal. Do mesmo modo, o mínimo que pode fazer é ter bhakti [devoção] por Bhagavan."



Por Śrīla Bhakti Vijñāna Bhāratī Gosvāmī Mahārāja, em 2 de junho de 2017, Faridabad, Índia.