Por que temos que ser gratos a Deus (Bhagavan)?


Por Śrīla Bhakti Vijñāna Bhāratī Gosvāmī Mahārāja, em 2 de junho de 2017, Faridabad, Índia.

  "Você pode ter afeição amorosa por alguém com quem você não tem relacionamento? Da mesma forma, tendo [conhecimento de nossa relação com] Bhagavan [Deus], ​​alguém desenvolve carinho por Ele.

Sri Srimad Bhakti Vijnana Bharati Gosvami Maharaja como Narottama Brahmacari

Śrī Śrīmad Bhakti Vijñāna Bhāratī Gosvāmī Mahārāja ainda como Narottama Brahmachari.

  Qual é a nossa relação com Bhagavan? Tudo é dado pelo Senhor. Quem é que deu estes olhos? Bhagavan lhes deu. Quanto valem os olhos? Um médico pode "reparar" a sua visão e dar algumas gotas de colírio como medicamento. Você precisa pagar por isto. Mas o médico não pode dar ou criar olhos. Ele só pode dar remédios para os seus olhos. E depois também tem que pagar as despesas da consulta médica.

 Do mesmo modo, para os problemas do ouvido, o médico pode dar alguns medicamentos, mas ele não pode lhes dar ouvidos. Ele vai dar medicamentos. Ele pode aconselhá-los a comprar um aparelho auditivo. Às vezes, essas ajudas funcionam, e às vezes, mesmo usando tais instrumentos, qualquer pouca audição que se tenha, também é perdida. Uma vez vi que este foi o caso de um famoso advogado. Ele comprou um aparelho auditivo, mas acabou por se tornar completamente surdo e teve de interromper a sua prática. O que foi dado por Bhagavan também foi levado, e ele tornou-se deficiente.

  Então, Bhagavan nos deu estas orelhas, olhos, nariz e pele. Hoje em dia, se você tiver um problema com a pele, você pode fazer uma cirurgia plástica. Para isto, temos de pagar muito. Então, porque para Bhagavan que nos deu olhos, nariz, orelhas, língua, pele e tudo o mais - você não tem gratidão para com Ele? Você deveria, ou não deveria, ser grato? Então, aquele que não está agradecido a Bhagavan, é ele uma boa pessoa? Não, ele é um patife ingrato. Uma pessoa ingrata ou desleal é considerada boa por alguém? Da mesma forma, não [adorando ou glorificando] Bhagavan a pessoa estará sendo um patife ingrato. Se você tem [conhecimento do seu relacionamento], então você terá que agradecer a Ele e fazer [adoração e glorificação]. 

Sri Srimad Bhakti Vijnana Bharati Gosvami Maharaja como Narottama Brahmacari, com seu gurudeva Srimad Bhakti Dayita Madhava Gosvami Maharaja
Um dos principais discípulos de Śrīla Bhaktisiddhānta Sarasvatī Ṭhākura, Śrī Śrīmad Bhakti Dayita Mādhava Gosvāmī Mahārāja, com seu discípulo Narottama Brahmachari.
 Se você não colocar sal na preparação de vegetais que você faz, será que a preparação vai ficar saborosa? Por que não será boa? Você colocou vegetais, passas, caju, amêndoas, e todos os outros ingredientes, exceto sal - então será saborosa? O sal é um ingrediente muito caro? Não é caro? O ingrediente mais barato de todos é o sal. Mas se você adicionar todos os ingredientes sem o sal, a preparação torna-se insípida.

Sri Srimad Bhakti Vijnana Bharati Gosvami Maharaja, pregando após sannyasa

Śrī Śrīmad Bhakti Vijñāna Bhāratī Gosvāmī Mahārāja

  Do mesmo modo, aqueles que não estão gratos a Bhagavan - as suas vidas são inúteis - tudo é inútil. É por isso que é dito [nas escrituras] que aquele que tem [devoção a Deus] tem todas as boas qualidades. Se não houver mais nada, então pode comer roti (pão indiano) só com sal. Mas se o sal não estiver lá, você pode comê-lo? Não funciona... você precisa pelo menos colocar sal. Do mesmo modo, o mínimo que pode fazer é ter bhakti [devoção] por Bhagavan."