Ele é o principal acarya (mestre espiritual) na
Brahma-sampradaya, a linha discipular vaisnava da qual a Gaudiya sampradaya
descende.
Ele nasceu em Udupi, no sul da Índia, no início do século treze. Com
cinco anos de idade ele recebeu iniciação e com doze deixou sua casa para tomar
sannyasa. Madhvacarya estudou os Vedas com o compilador dos Vedas, Vyasadeva,
nos Himalayas.
Madhva usou sua erudição para esmagar a filosofia Mayavada
(impersonalista) e estabelecer o serviço devocional à Suprema Personalidade de
Deus. (Veja o Sri Caitanya-caritamrta, Madhya-lila 9.245).
Relato de Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja sobre Madhvacarya:
Srila Madhvacarya foi uma encarnação de
Hanuman, Bhima, e Vayu – por isso ele era tão forte!
Nesse
meio tempo, enquanto o barqueiro estava descarregando a candana, esta peça foi
quebrada, e uma bela deidade de Krsna se manifestou de seu interior. O nome
dessa deidade era Bala-gopala- Dadhi-manthana Gopala. Esta deidade Gopala
carrega a vara de Mãe Yasoda para bater iogurte.
Sua
filosofia é suddha-dvaita-vada. Esta filosofia afirma: O Senhor Sri Krsna,
Deus, é o supremo eterno, a suprema entidade viva, o Ser Supremo. A finalidade
de todo o sistema de yoga é concentrar a mente neste Ser Supremo. Nós não somos
o Ser Supremo. Isso deve ser compreendido. O Ser Supremo é Deus. Isso é
suddha-dvaita-vada: dualismo puro. Deus é diferente de mim. Ele é supremo e eu
sou subordinado. Ele é vasto, e eu sou pequeno. Ele é infinito e sou infinitesimal.
Srila
Bhaktivinoda Thakura afirmou firmemente que, aqueles que não aceitam Srila
Baladeva Vidyabhusana ou Srila Madhvacarya não têm relação com bhakti pura.
Madhvacarya
foi um discípulo direto de Vyasadeva. Quando Madhvacarya estava no planeta, cerca de
4.000 anos haviam se passado desde que Vyasa desapareceu deste mundo. No entanto,
Madhvacarya sabia que Vyasadeva ainda vivia e que ele é eterno. Então, orou a ele
em Badrikasrama, rogando-lhe: ‘Eu quero receber o seu darsana e ser iniciado
por você!’ Enquanto orava imediatamente Vyasadeva
apareceu lá, e Madhvacarya expressou seu desejo de receber iniciação dele. Após
isso, Vyasa desapareceu.