Srila Madhvacarya: o fundador da Brahma-Madhva-Gaudiya Vaisnava Sampradaya.




Ele é o principal acarya (mestre espiritual) na Brahma-sampradaya, a linha discipular vaisnava da qual a Gaudiya sampradaya descende.
Ele nasceu em Udupi, no sul da Índia, no início do século treze. Com cinco anos de idade ele recebeu iniciação e com doze deixou sua casa para tomar sannyasa. Madhvacarya estudou os Vedas com o compilador dos Vedas, Vyasadeva, nos Himalayas.  
Madhva usou sua erudição para esmagar a filosofia Mayavada (impersonalista) e estabelecer o serviço devocional à Suprema Personalidade de Deus. (Veja o Sri Caitanya-caritamrta, Madhya-lila 9.245).
Relato de Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja sobre Madhvacarya:

Srila Madhvacarya foi uma encarnação de Hanuman, Bhima, e Vayu – por isso ele era tão forte!


  Certa vez, um homem de negócios que estava comercializando gopi-candana (tilaka), teve seu barco preso na lama e não podia seguir em frente. Naquele momento, Srila Madhvacarya estava se banhado no mar e viu o grande navio cheio de pedaços de gopi-candana. O homem de negócios se aproximou dele pedindo ajuda, e ele sozinho empurrou o barco. Ele era tão forte que o barco começou a se mover, e a ele foi oferecido um grande pedaço de candana de presente, em agradecimento.
Nesse meio tempo, enquanto o barqueiro estava descarregando a candana, esta peça foi quebrada, e uma bela deidade de Krsna se manifestou de seu interior. O nome dessa deidade era Bala-gopala- Dadhi-manthana Gopala. Esta deidade Gopala carrega a vara de Mãe Yasoda para bater iogurte.


  Ele ficou muito feliz. Embora a Deidade fosse muito pesada, ele a colocou em seu ombro, e, transportando-a para Udupi, cantou uma canção para Ela, que veio espontaneamente de seu coração.
Sua filosofia é suddha-dvaita-vada. Esta filosofia afirma: O Senhor Sri Krsna, Deus, é o supremo eterno, a suprema entidade viva, o Ser Supremo. A finalidade de todo o sistema de yoga é concentrar a mente neste Ser Supremo. Nós não somos o Ser Supremo. Isso deve ser compreendido. O Ser Supremo é Deus. Isso é suddha-dvaita-vada: dualismo puro. Deus é diferente de mim. Ele é supremo e eu sou subordinado. Ele é vasto, e eu sou pequeno. Ele é infinito e sou infinitesimal.
Srila Bhaktivinoda Thakura afirmou firmemente que, aqueles que não aceitam Srila Baladeva Vidyabhusana ou Srila Madhvacarya não têm relação com bhakti pura.
Madhvacarya foi um discípulo direto de Vyasadeva. Quando Madhvacarya estava no planeta, cerca de 4.000 anos haviam se passado desde que Vyasa desapareceu deste mundo. No entanto, Madhvacarya sabia que Vyasadeva ainda vivia e que ele é eterno. Então, orou a ele em Badrikasrama, rogando-lhe: ‘Eu quero receber o seu darsana e ser iniciado por você!’ Enquanto orava imediatamente Vyasadeva apareceu lá, e Madhvacarya expressou seu desejo de receber iniciação dele. Após isso, Vyasa desapareceu.

Vyasadeva e Madhvacarya