Quais são os quatro tipos de gurus?




  Para reconhecer apropriadamente a natureza do guru, também é necessário compreender sobre os quatro tipos de gurus: caitya-guru, vartma-pradarshaka-guru, diksa-guru e siksa-guru.

  1º O caitya-guru é a Superalma (paramatma) que está situada no coração de todos e que inspira, lá de dentro, todos os seres vivos.

  2º O vartma-pradarshaka-guru é aquela pessoa que apresenta pela primeira vez o caminho de bhakti a alguém. Normalmente, ele (a) conduz essa pessoa que está em uma busca espiritual até um guru qualificado, de quem ela pode, posteriormente, aceitar a iniciação.

  3º O diksa-guru, ou mantra-guru, é o que confere a iniciação espiritual. Como parte da cerimônia de diksa, o guru dá ao discípulo um cordão e mantras confidenciais. Esses mantras ajudam a manifestar a relação amorosa eterna do discípulo com o Senhor Supremo.
 4º O siksa-guru, ou mestres espiritual instrutor, proporciona mais detalhamento e orientações confidenciais no caminho de bhakti. Às vezes, diksa-guru e siksa-guru serão o mesmo vaisnava; outras vezes, o diksa-ghuru dará permissão para que o discípulo se aproxime de um vaisnava elevado para orientações adicionais.
   Em verdade, todos os vaisnavas verdadeiros são siksa-gurus.


Sri Narahari Sarakara Thakura
 Sri Narahari Sarakara Thakura escreveu em seu Sri Krsna-bhajamrta: “Uma pessoa deve considerar que todos os vaisnavas são guru”.
Explicação de Srila BV Madhava Maharajaem seu livro O Princípio de Sri Guru e Serviço a Sri Guru.