Srila Bhaktivedanta Madhava Maharaja: um Servo Perfeito de Gurudeva.




Pregar o nome e as glórias de Sri Guru aos devotos é a nossa obrigação. Srila Bhaktisiddhanta Prabhupada instruiu que todos devemos sempre falar a verdade e rejeitar falar o que não for verdade, por ser essa a causa da prisão do indivíduo na concepção ilusória da vida.” ( Srila Madhava Maharaja).

   
Swami BV Madhava, nació en una familia de vaishnavas en Midnapur, Bengal Occidental, en 1956.     
 
 Srila BV Madhava Swami nasceu em uma família de Vaishnavas em Midnapur, Bengala Ocidental, em 1956.  Ele é um monge foi praticante devoto da tradição Vaishnava desde 1979 e aceitou iniciação na sucessão discipular de Sri Srimad Bhaktivedanta Vamana Goswami Maharaja, um dos mais altos Vaishnavas, possuidor de todas as características de um verdadeiro guru descrito nas escrituras. 

Srila Vamana Maharaja
 Antes de se juntar em tempo integral a Gaudiya Math em 1979, durante seus dias de universitário, visitava Nitya-lila Pravista Om Visnupada Astottara Sata Sri Srimad Bhakti Raksaka Sridhara Maharaja. Todos os anos desde 1970.

 Srila Madhava Maharaj relata: “Quando entrei pela primeira vez na Gaudiya vedanta samiti em 1979, Sri-Śrīmad Bhaktivedanta Narayana Gosvāmī Maharaj me passou um artigo escrito por Srīla Bhaktisiddhanta SarasvatiTṭhākura Prabhupada extraído da revista gaudiya no qual se discutia a relação entre o guru fidedigno e o discípulo, e a enorme importância de guru-seva, o serviço amoroso ao guru. Ele citava o Hari-Bhakti-Vilāsa, composto por Srīla Sanātana Gosvāmī e Srīla Gopāla Bhaṭṭa Gosvāmī, numerosos purāṇas e outras fontes. Esta foi minha primeira introdução ao tema. O artigo teve um forte impacto sobre mim, e desde que eu li, tentei o mais que pude dedicar toda a minha vida a guru-seva”. 

Srila Narayana Maharaja

 Um relato dos primeiros tempos com seu amado Srila Vamana Goswami Maharaja:

 Sempre que alguém se juntava ao Math, Guru Maharaja (Vamana Maharaj) mandava-o para Srila Gurudeva (Srila Narayana Maharaja) para ser treinado em bhakti. Quando fui enviado pela primeira vez por ele para Srila Gurudeva em Mathura eu não podia aceitar o clima, era muito quente. Depois de alguns meses Guru Maharaja (Vamana Maharaj) chegou lá e eu pedi orando a seus pés de lótus, ‘Por favor, me leve com você para Navadvipa’.

 Guru Maharaja me disse: "Ouça com atenção. Se você está comigo, você será capaz de servir-me em muitos aspectos. Meus irmãos espirituais vão me criticar. Eles vão dizer: 'Srila Vamana Maharaja veio e sequestrou o servo de Srila Narayana Maharaja’. Será que isso é uma coisa justa para que eu faça?". Eu disse: "Mas este clima não é bom para mim". Guru Maharaja deu tantos argumentos e eu tentei derrotar seus argumentos.

 Então ele me perguntou: "Qual é o dever e a responsabilidade de um discípulo?" Eu respondi: "Agradar o guru em todos os aspectos". Guru Maharaja respondeu: "Então toda a sua vida deve ser dada para o serviço a Srila Narayana Maharaja. Não veja nenhuma diferença entre mim e ele. Dessa forma você pode fazer o seu bhajana e o progresso na Consciência de Krsna será muito fácil. A partir de agora, não reclame comigo sobre qualquer Vaisnava, e não me diga que o clima em Mathura não é adequado”. Daquele dia em diante eu nunca pedi para Guru Maharaja me levar daqui. 


Srila Madhava e seu amado Guru Srila Narayana 
 Por quase trinta anos, Swami BV Madhava serviu continuamente como um servo pessoal (sevaka) seu guru instrutor Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Goswami Maharaja. Tal como o seu guru iniciador, seu mestre instrutor também é um vaishnava do mais alto calibre e um guru fidedigno, conforme descrito nas escrituras sagradas desta tradição.

 Em 1977, Swami BV Madhava se formou com honras em sânscrito pela Universidade de Calcutá. Ele é um especialista em línguas bengali, sânscrito e hindi.

 Conhecido como Navina Krishna Brahmachari, tornou-se PhD (Doutor) em Filosofia e Doutor em Filosofia Vaishnava.  Esta qualificação lhe permitiu um estudo aprofundado dos Vedas, Upanishads, Puranas, Itihasas, bem como o estudo dos escritos Gaudiya Vaishnavas com compreensão do conhecimento das escrituras nas línguas em que foram originalmente compostas. Nesse sentido, Swami BV Madhava está em uma posição privilegiada para comprometer-se com esses estudos. Sua entrega a Gurudeva o levou a escrever alguns livros.

 Sua primeira tese de doutorado intitulada O Princípio de Sri Guru e o Serviço a Sri Guru foi pela Universidade Florida Vedic College (2008). Quem quer que leia este trabalho, obterá uma concepção clara sobre guru na perspectiva Gaudiya Vaisnava. Para aqueles ávidos por alcançar bhakti, este livro é como um farol que guia o aspirante à perfeição espiritual. Sem guru-seva, ninguém pode avançar em consciência de Krsna.

 Srila Gurudeva: O Tesouro Supremo vol 1e 2 foi a segunda tese de Phd. Este livro descreve a toda auspiciosa vida e os ensinamentos de Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja. Ele foi seu 
íntimo servo pessoal . 

Jay Jagannatha é a terceira tese de PhD. Trata da filosofia do culto ao Senhor Jagannatha.

O sevaka perfeito

 Sripada Madhava Maharaja mostra-nos em linguagem muito simples como Srila Gurudeva pessoalmente aplica e demonstra as instruções de seus livros em sua própria vida, assim, instruindo-nos como nós  devemos agir e avançar na consciência de Kṛṣṇa. Srila Gurudeva exemplifica perfeitamente a conclusão do Senhor de como se deve ensinar pelo exemplo. Neste livro você vai ver como o Srī Guru representa perfeitamente o Siddhanta que é a própria essência da totalidade dos Vedas. 

 Com lógica e discriminação, Sripada Madhava Maharaja descreveu o nome, fama, atividades devocionais e humores transcendentais de Srila Gurudeva e ele escreveu esses tópicos de forma bela, mostrando a essência da verdade absoluta. Ele prova como Srila Gurudeva tem uma relação 'eterna' com Srila Bhaktivedanta Svami Maharaja 'baseado no amor espontâneo' e como ele é considerado por Srila Bhaktivedanta Svami como 'o verdadeiro guru-sevaka', o verdadeiro servo de Sri Guru. Esse estudo foi concluído por ocasião do Sri Annakuṭa, Sri Gaurabda 524, 7 de novembro de 2010. 

 

 Srila Gurudeva deu a Sripad Madhava Maharaja o título de Vidyalankara, que significa um “oceano de conhecimento”. 

 Em março de 2000, Sripad Tridandi-bhiksu Bhaktivedanta Madhava Maharaja recebeu a ordem sagrada de sannyasa, o mais alto nível de um renunciante. 

 Swami BV Madhava dedicou a maior parte de sua vida ao serviço direto a Srila Narayana Maharaja como seu sevaka. Assim, ele cumpriu todos os requisitos de um discípulo, tal como estabelecido nas Escrituras Vaisnavas. Isso torna sua contribuição a esse mundo particularmente autorizada e valiosa. 

 Śrīla Gurudeva (Narayana Maharaj) fala dele: "Sei que mesmo em outras Gaudiya Maths, os devotos servem a seu gurudeva de todo coração, no entanto ninguém serviu ao seu gurudeva  com todo o seu coração por mais de três décadas assim como Madhava Maharaj está me servindo. Nunca poderia imaginar, nem em meus sonhos ter alguém que sirva como ele o faz; ele ultrapassou todos os limites, estou eternamente endividado com ele. Oro a meu paramaradhyagurudeva Sri-Śrīmad Bhakti Prajñāna Keśava Gosvāmī Maharaj, a todo o gaudiya guru-Parampara, a todos os vaiṣṇavas, aos associados da Srīman Mahāprabhu e ao Divino Casal e Seus associados para que derramem Sua misericórdia sem causa sobre meu Madhava”.


                           Um verdadeiro exemplo. Um sadhu em sua plenitude.

                                             Seus livros ( teses de doutorado)