Como Srila Bhaktivinoda encontra o local do nascimento do Senhor Gouranga?


 

 Srila Bhaktivinoda Thakura nos deu duas joias. A primeira joia, foi a descoberta do local sagrado de nascimento de Sri Caitanya Mahaprabhu. Ele manifestou Gaura-dhama. Antes dele, ninguém sabia onde Sri Caitanya Mahaprabhu havia nascido. Ninguém sabia onde Sridhama Mayapura de fato estava localizado. A segunda joia foi Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, que pregou por todo o mundo e universo as glórias de Sri Caitanya Mahaprabhu, Sri Nityananda Prabhu, o rupanuga vicara-dhara (os conceitos da linha discipular de Rupa Gosvami), e as glórias de Sri Sri Radha e Krsna. [Palavras de Srila Narayana Maharaja no ano de 2003]


Sri Caitanya Mahaprabhu e o Senhor Siva

 A caminho de Vrndavana, Srila Bhaktivinoda passou por Tadakesvara, uma aldeia dentro do perímetro da Bengala Ocidental. Ali o grande devoto Tadakesvara Mahadeva (Senhor Siva) apareceu para ele em um sonho e o orientou como se segue: “Apesar de estar de mudança para Vrndavana, você ainda tem uma série de tarefas a cumprir aqui. Sri Mayapura-Yogapitha, o nascedouro de Sri Caitanya Mahaprabhu, continua sumido. Você precisa revelar, não somente o local em si, mas também as nove ilhas de Navadvipa e suas respectivas glórias”.


Sri Mayapura-Yogapitha

 Pela ordem de Sri Mahadeva, Srila Bhaktivinoda voltou a Navadvipa. Lá construiu uma cabana em Godruma-kunja, onde passou a praticar seu bhajana. Foi enquanto viveu nesse recanto que ele descobriu Sri Dhama Mayapura-Yogapitha. Mesmo assim, quis ter o aval de uma acarya vaisnava supeior. Para tal, convidou Sri Jagannatha dasa Babaji Maharaja de Vraja. Ao chegar ao Yogapitha em Navadvipa, Sri Jagannatha dasa Babaji, à época com 144 anos de idade, começou a dançar com todo vigor, proclamando: “Este é o nascedouro do meu tão adorável Saci-nandana Sri Gaurahari!”

Sri Jagannatha dasa Babaji Maharaja


Sri Gaurahari



Suas deidades: Sri Sri Goura Gadadhara


Relato de Srila Bhaktivedanta Narayana Maharaja.