As glórias de Shyamananda Prabhu.

Syamananda Prabhu
 “Enquanto vivia em Vrindavana, Krsna dasa varria regularmente as ruas antes do amanhecer. Ele fazia este humilde serviço para que os Vaisnavas não machucassem seus pés ao caminhar até os templos. Certa manhã, ele encontrou uma tornozeleira dourada encantadoramente bela. Quando as sakis Lalita e Vishakha pediram-na a Krsna dasa, ele disse que só daria a tornozeleira a dona verdadeira.


   As gopis levaram Krsna dasa até Srimati Radhika com uma venda nos olhos, e Ela permitiu que ele colocasse a tornozeleira em Seu tornozelo. Antes de fechá-la, Krsna dasa reverencialmente tocou sua testa nela. Isso fez nele uma marca nova de tilaka [tal marca é conhecida como nupura-tilaka], que agora distingue todos os seguidores de Syamananda.


  Regozijado com a fortuna transcendental de Krsna dasa, Srila Jiva Gosvami lhe concedeu o nome de Syamananda (aquele que satisfaz a Srimati Radharani ou o servo de Syamasundara Krsna). Após algum tempo do desaparecimento de Hridaya Caitanya (seu mestre), ele reapareceu para Syamananda em um sonho dizendo que ele deveria pregar. Com a ajuda de Rasikananda, seu discípulo principal, Syamananda propagou a adoração e o serviço a Gaura-Nityananda por toda a Orissa. 

  Um kirtana de vinte e quatro horas é feito no pushpa samadhi de Syamananda, localizado do lado oposto a rua que fica entre os templos Sri Radha-Syamasundara e Sri Radha-Damodara em Vrindavana”.


Santuário no local onde Shyamananda Prabhu encontrou a tornozeleira (nupur).

 Relato de Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja, no livro: Sri Navadvipa Dhama Parikrama.