Qual a função de Vrnda-devi (Tulasi devi)?


Vrnda Devi

 Vrnda Devi, de quem Tulasi Devi de quatro braços é Sua expansão em Vaikuntha e cuja expansão no mundo material é a sagrada planta de Tulasi, reside em Goloka Vrindavana e está constantemente assistindo a Srimati Radharani em Suas diversões com Sri Krishna. De madrugada, Vrnda Devi se encarrega de despertar Radha e Krishna, os quais dormem nos pequenos kuñjas (áreas de belos arbustos) dos bosques. Com bastante pressa, Vrnda Devi envia o casal de volta para Suas casas, em Nandagrama (Krishna) e Javat (Radha). Vrnda Devi faz isso antes que os parentes de Radha e Krishna possam despertar ao amanhecer e descobrir que Eles passaram toda a noite fora. É Vrnda Devi que entrega a Krishna as cartinhas de amor, os brincos feitos a mão com flores e as guirlandas.

Holi 

Sempre que as gopis e Krishna brincam de Holi (atirando-se águas coloridas), Vrnda Devi é quem se encarrega de vesti-los, todos com finos panos brancos, e de colocar-lhes guirlandas. Então lhes dá as seringas, as cores, etc. Quando Radha e Krishna jogam dados, Vrnda Devi se põe ao lado de Radha para ver que Krishna não faça tramoias. É ela que leva Krishna e as gopis ao Radha-kunda para que entrem na água, e se salpiquem uns aos outros, com esta sagrada água do lago de Radharani. Quando Radha ganha de Krishna nesta diversão, Vrnda e outras assistentes gritam: “Jay Radhe!”. E quando Krishna ganha, Subala e Madhumangala gritam: “Jay Krishna!”.

Krishna e as Gopis

Quando Radharani chega para divertir-se Vrnda a acompanha e a leva ao lugar combinado para o encontro com Krishna. Então, ela utiliza dois papagaios fêmeas para que espiem o caminho e informem se de algum lugar estão chegando as duas damas que arruínam toda a diversão: uma é Jatila (a sogra de Radharani) e a outra é Chandravali (a rival de Radharani). Então, durante a noite da dança da rasa, Vrnda Devi distribui entre as gopis diversos instrumentos de corda, sopro e percussão. Tocando os instrumentos com muita habilidade, executam um concerto musical celestial. E quando os que dançam se fatigam, Vrnda Devi lhes dá  frutas e bebidas que estão preparadas nos potes de ouro.

Na realidade, Vrnda Devi é a potência do Senhor Krishna para realizar passatempos.

Vrnda Devi

Fonte: Tulasi: a amada de Krsna. Tradução para o Português: Idumukhi Devi Dasi (Curitiba/PR).

Tulasi