Srila Jagannath Das Babaji: o comandante em chefe dos Vaishnavas.

Jagannatha Dasa Babaji Maharaja

   Foi o shiksha-guru (mestre espiritual instrutor) e babaji-guru de Srila Bhakti Vinod Thakur. Ele apareceu em 1750 d.C na Bengala Ocidental. Ele tomou diksha de Shri Madhusudana Dasa Babaji. Viveu 144 anos. Ele confirmou a descoberta de Srila Bhaktivinoda Thakura do local de nascimento do Senhor Chaitanya. Ao chegar ao local de nascimento, Jagannatha Dasa Babaji Maharaja, embora cego e aleijado, saltou bem alto no ar e começou a cantar os nomes de Krishna e a dançar.

    Aos cento e vinte e cinco anos, seu corpo parecia dobrado como um semicírculo. Suas pálpebras pairavam sobre os olhos como pesadas cortinas de palco. De cada lado, dois discípulos erguiam as pálpebras caídas para ele poder oferecer manjaris de Tulasi à sua Divindade  Shri Giriraja Govardhana.

Bihari carregando seu mestre espiritual.
  
 Como Jagannatha Dasa Babaji mal conseguia andar, Bihari, seu servo Vrajavasi, costumava carregá-lo em seus ombros. Depois de cantar quase toda a noite, na manhã seguinte ele ofereceria 1.108 dandavats às Deidades. Ele estava sempre entusiasmado para servir os Vaishnavas. 

 Enquanto morava em Navadwipa dhama, Jagannatha Dasa Babaji demonstrou profundo respeito por todos os residentes. Mesmo quando alguns filhotes de cães comiam de seu prato, ele não protestava. Bihari, seu servo, ficou desgostoso ao ver os cães devorando a prasadam de seu guru e ele os levou embora. Jagannatha Dasa Babaji repreendeu Bihari, "Esses filhotes são residentes do dhama sagrado. Eles não são entidades vivas comuns. Eu não vou comer até que eles voltem para compartilhar a maha-prasadam do meu prato".


"Por compaixão por todas as almas condicionadas, Jagannatha Dasa Babaji transferiu seu poder de bhajana, conhecimento dos sastras e prema bhakti diretamente para o coração de Bhaktivinoda Thakura", disse Sripad BV Narayana Maharaja.