Guṇḍicā-mārjana (limpeza do Templo de Guṇḍicā)

O templo de Guṇḍicā

             O rei  Indradyumna

  O templo de Guṇḍicā fica a duas milhas a nordeste do templo Jagannātha. Na época do festival de Ratha-yātrā, o Senhor Jagannātha vai ao templo de Guṇḍicā do seu templo original e permanece lá por uma semana. Depois de uma semana, ele retorna ao seu templo original. A esposa de Indradyumna, o rei que estabeleceu o templo Jagannātha, era conhecida como Guṇḍicā. Há também menção do nome do templo Guṇḍicā em escritura autorizada. A área do templo Guṇḍicā é estimada em 288 côvados por 215 côvados (um côvado é cerca de um pé e meio). O templo principal no interior é de cerca de 36 côvados por 30 côvados, e o salão kīrtana é de 32 côvados por 30 côvados.

Explicação de A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupāda.( CC Madhya 12,73)




Śrī Caitanya Mahāprabhu e Seus associados limpando o templo de Guṇḍicā
  
 Guṇḍicā mandira-mārjana é a limpeza (mārjana) do templo Guṇḍicā (mandira). Este festival é realizado todos os anos em Jagannātha Purī no dia anterior ao festival de Ratha-yātrā no qual o Senhor Jagannātha viaja do templo principal de Jagannātha, representando Dvārakā, ao templo de Guṇḍicā, representando Vṛndāvana. Enquanto residia em Jagannātha Purī, Śrī Caitanya Mahāprabhu costumava levar todos os  Seus associados   para limpar o templo de Guṇḍicā neste dia.

  Devemos tentar limpar nosso coração. A primeira coisa a limpar é aparādha (ofensas aos Vaisnavas, ao santo nome, ao santo dhama e a outros seres vivos), que são representados por enormes pedras. Depois disso é kuṭināṭī (comportamento hipócrita), jīva-hiṁsana (violência a qualquer entidade viva), lābha-pūjā (o desejo de ser adorado) e pratiṣṭha (o desejo de honra e fama); estes são representados por poeira. 

 
 Sri Caitanya Mahāprabhu disse que se quisermos trazer Kṛṣṇa (Jagannātha) para o nosso coração, teremos que limpá-lo como Ele mesmo limpou o templo. Quem vai limpar nossos corações? Vaiṣṇava e guru farão isso, mas nós devemos tentar seguir suas instruções. O desempenho de bhajana não será suficiente sem tirar proveito de sādhu-saṅga. 

Explicação de Srīla Bhaktivedānta Nārāyaṇa Mahārāja.