A maioria das atividades do Guru é como as de
um ser humano, como “nós”. Por isso, a alma condicionada tenta encontrar erros
no guru. O guru descansa, nós também; Gurudev se alimenta, nós também; às vezes
ficamos muitos bravos e Gurudev também fica bravo às vezes. Portanto a alma
condicionada fica muito confusa, pensando: “como pode Gurudev ser igual à
Krsna?"
O
próprio Krsna afirma:
acaryam mam vijaniyan navamanyeta karhicit
na
martya-buddhyasuyeta sarva-deva-mayo guruh (Srimad-Bhagavatam 11.17.27)
O significado simples disso é: “Ó Uddhava, o
acarya, Gurudeva, é não-diferente de Mim. Nunca o desonre, nunca o critique,
nunca encontre falhas nele”.
As lilas de Gurudev e de Krsna, ambas são
aprakrtas, transcendentais. Os doces passatempos de Krsna em Vraja, em Sua
infância, [acontecem] na casa de Nanda Maharaj. Da mesma forma o Senhor
Caitanya Mahaprabhu realizou seus doces lilas em Navadvip-dham na casa de
Jagannath Misra e Saci Devi.
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Saci Mata e Nimai |
Quando Nimai era bem pequeno, Ele ficava muito bravo e pegava todo o arroz e jogava no chão, quebrando os potes de barro. Mas Saci Mata nunca O castigou, ela sempre tinha muito amor e afeto por Nimai. Já em Vrndavan, Krsna quebrava o pote de iogurte, mas mãe Yasoda O castigava e O prendia.
Da
mesma forma se dá também com Guru-pad-padma, todas as suas atividades são como
se fossem lilas de um ser humano. E nunca procure por falhas no sadhu e gurus
autênticos.