Na japa-mala, depois das
oito gopis principais, ás vezes tem uma corda! Qual o significado e porque
separam as oito sakhis, as oito primeiras contas da japa-mala, do restante das
contas?
Existem oito sakhis mais proeminentes que são
a personificação dos ‘oito principais humores’ de Srimati Radhika. As
asta-sakhis são os ‘asta-bhavas’, os oito ‘humores’ de Srimati Radhika.
As outras sakhis
representadas pelas contas na japa-mala servem Srimati Radhika sob a guia de
‘Lalita-sakhi’.
As oito primeiras são as
oito principais sakhis, e as outras cem contas são as ‘manjaris’. E das oito
sakhis proeminentes [Lalita,
Visakha, Citra, Indulekha, Champakalata, Rangadevi, Tungavidya e Sudevi], a principal
é ‘Lalita-sakhi’.
Assim é formada a japa-mala.
A
conta principal, a maior de todas é ‘Radha-Krsna’. Depois das
‘asta-sakhis’ temos as ‘manjaris’, como Sri Rupa Manjari e todas as outras
manjaris, e também ‘guru-rupa-manjari’, que é a forma espiritual perfeita de seu
gurudeva como uma ‘manjari’.
Tudo está presente na
japa-mala que ganhamos de nosso gurudeva. Ela está saturada com a potência que
nosso gurudeva depositou no momento em que nos deu harinama e diksa.
A japa-mala não é diferente
de Radha e Krsna.
Antes de dormir, toque a
japa-mala na sua cabeça como sinal de reverência. E quando acordar, toque
novamente a japa-mala na sua cabeça.
Em ‘tattva-vicara’,
considerações filosóficas, a japa-mala é Baladeva-prabhu. Porque o Senhor
Balarama serve Krsna de várias formas, entre elas, manifestando o cordão
sagrado e a japa-mala que ganhamos de Srila Gurudeva. Mas em ‘rasa-vicara’,
considerações de sabores espirituais, a japa-mala é “Radha-Krsna’.
Não mostre a sua japa-mala
para ninguém e mantenha a japa-mala sempre dentro do ‘saquinho’ de japa.
Trecho do harikatha de Srila Bhaktivedanta
Vana Maharaja, proferido em 17 de agosto de 2019, na Inglaterra.

