Há necessidade de se refugiar em um Sadhu vivo?


  Pergunta: Será possível obter a mais alta perfeição se eu me refugiar apenas em Śrīla A.C. Bhaktivedānta Svāmī Prabhupāda e ler seus livros, ou é necessário que eu me refugie em um Vaiṣṇava avançado que está vivendo atualmente?

 
 Srila Bhakti Vijñan Bharati Goswami Maharaja responde: Primeiro, não é possível entender a verdadeira essência dos ensinamentos de Srila Svāmī Mahārāja ou qualquer outro Vaiṣṇava, simplesmente lendo seus livros. Quem confirmará que você entendeu e perpetrou o auge de seu siddhānta? Embora uma criança na sexta ou sétima série seja capaz de ler ou pronunciar as palavras escritas nos livros de candidatos a doutorado, é impossível para ele entender alguma coisa. Sem ser admitida no ensino superior e aceitar a orientação de professores avançados, a criança será incapaz de reconhecer seus próprios equívocos. 

 A leitura é fácil, mas por si só, capturar os significados profundos dos śastras, será impossível. Sem a orientação de um sadhu que está pessoalmente presente, seremos incapazes de entender a verdadeira essência dos ensinamentos de nossos guru-vargas que já concluíram seus passatempos neste mundo.


  Certa vez, quando Srila Svāmī Mahārāja chegou ao nosso Srila Caitanya Gauḍīya Maṭha, em Hyderabad, ele nos disse durante uma conversa: “Eu tentei o meu melhor, de acordo com o meu nível, para ensinar meus discípulos a continuar vaiṣṇava-sadācāra (etiqueta). Há muitas outras coisas que quero lhes ensinar, mas eles não estão qualificados para receber  no momento. No futuro, eles se encontrarão novamente com sādhus puros e progredirão de acordo com a sequência apropriada, avançando passo a passo".

  Noutra vez, meu irmão espiritual Śrī Anaṅga-mohana Brahmacārī (agora Śrīpāda Bhikṣu Mahārāja) estava esperando do lado de fora do quarto de Srīla Svāmī Mahārāja, na esperança de receber seu darśana. Naquele momento, ele viu um devoto ocidental muito novo sentado perto, e estava pronto para passar tilaka. O devoto tinha uma bola de gopī-candana na mão, mas ele não tinha o copo de ācamana ou água, então cuspiu na mão e começou a esfregar a bola de gopī-candana. Śrī Anaṅga-mohana Brahmacārī ficou chocada ao ver isso, e imediatamente chamou o devoto e disse: “Isso é completamente inapropriado. Por que você está fazendo isso?”

 Naquele momento, Srila Svāmī Mahārāja saiu de seu quarto, chamou Anaṅga-mohana Brahmacārī e pediu que se aproximasse dele. Então, ele gentilmente disse: “Não há necessidade de instruir esse devoto. De uma maneira ou de outra, ele foi inspirado a passar tilaka, que não existe em sua cultura nativa. Qual é o problema se ele ainda não está ciente de todas as regras e regulamentos? Chegará certamente o tempo em que ele aprenderá a maneira correta de realizar todas as atividades de bhakti”.

 Nesta história, Srila Svāmī Mahārāja não estabeleceu um novo siddhānta para que seus discípulos os seguissem para sempre; mas, como professor experto, ensinou esse discípulo em particular, de acordo com sua natureza e qualificação.

  A conclusão é que é impossível para você entender por si mesmo quais ensinamentos de Śrīla Svāmī Mahārāja são relativos e quais são absolutos. Portanto, se você deseja seguir Śrīla Svāmī Mahārāja, é essencial que você aceite o abrigo de um Vaiṣṇava qualificado que entenda as verdadeiras intenções e humores de Śrīla Svāmī Mahārāja.