Srila Bhugarbha Goswami.


 Segundo o Caitanya-caritamrta, Srila Bhugarbha Goswami era um discípulo de Sri Gadadhara Pandita. No Gaura-ganodesa-dipika de Kavi Karnapura, ele é identificado em Krsna-lila como Prema-manjari. 

 Srila Bhugarbha Goswami, junto com seu amigo íntimo Lokanatha Goswami, encontrou lugares sagrados perdidos situados em Vrindavana pela ordem de Sri Caitanya Mahaprabhu. Para evitar distrações materiais, Bhugarbha Goswami executava sua adoração a Krishna em uma caverna. Por causa disto, ele recebeu o nome de Bhugarbha (bhu significa “terra”, garbha significa “caverna” ou lugar escondido). (Veja Sri Caitanya-caritamrta, Adi-lila 12.82).


 Ele tinha uma amizade muito próxima com Srila Lokanatha Goswami; eles eram "um só coração e mente" e viajaram juntos de Bengala para Vrindavan. Ele era conhecido por estar constantemente absorto em tópicos relacionados ao Senhor Chaitanya, sem se importar com mais nada. Assim como Lokanatha Goswami, ele era um Vaishnava reverenciado por sua natureza humilde e discreta.

 Ele é citado por Krishnadasa Kaviraja Goswami no Chaitanya Charitamrita como uma alma elevada cuja associação é benéfica para alcançar a meta da vida espiritual.

 Srila Bhugarbha Goswami passou o resto de sua vida em Vrindavan, praticando bhakti (devoção) e servindo à missão de Chaitanya Mahaprabhu. Seu dia de desaparecimento é observado anualmente por devotos Gaudiya Vaishnavas.

Seu samadhi no SRI RADHA DAMODAR TEMPLE

O décimo primeiro galho de Gadādhara Gosvāmī foi Bhūgarbha Gosāñi, e o décimo segundo foi Bhāgavata Dāsa. Ambos foram para Vṛndāvana, onde residiram toda a vida. [Śrī caitanya-caritāmṛta Ādi-līlā 12.82]