Trecho extraído do Srimad Bhagavad-gita (10.37) de Sua Divina Graça Srila Bhakti Raksak Sridhar
Dev-Goswami Maharaj:
Explicação de Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja, no Sri Kesavaji Gaudiya Matha, Mathura, 16 julho 2008:
“Entre os Yadavas, Eu sou Vasudeva; entre os Pandavas, Eu sou Arjuna; entre os sábios, Eu sou Vyasadeva; e, entre os acadêmicos conhecedores das escrituras, Eu sou Sukracharya.”
Srila Vyasadeva, que é a encarnação do Senhor Narayana, nasceu no dia de lua cheia do mês de Ashadh. Na Índia, todos adoram seus mestres espirituais neste dia, o qual é celebrado com grande honra/reverência como Vyasa-Puja, ou Sri Guru-puja. É essencial, no entanto, que nós entendamos o significado de Sri Vyasa-Puja. Meramente colocar uma guirlanda no pescoço de Sri Guru ou oferecer aos seus pés de lótus algumas flores e frutas, algum dinheiro, doces ou roupas não significa que foi feita uma adoração verdadeira ao guru.
O Vyasa-Puja verdadeiro é entregar a si mesmo completamente aos pés de lótus de Srila Gurudeva e realizar seus desejos.
Srila Vyasa |
A população de Bharatvarsa (Índia) está em dívida com Srila Vyasa deva. Ele primeiro dividiu os Vedas, e em seguida compilou a essência do Vedanta Sutra. Depois que ele manifestou os Puranas e o Mahabharata, ainda assim seu coração permanecia insatisfeito. No Sri Bhagavata Purana (Srimad-Bhagavatam), pela misericórdia de Sri Narada Muni, ele descreveu os passatempos de Sri Krsna e os narrou a Sri Sukadeva Gosvami. A adoração de Srila Sukadeva Gosvami a Srila Vyasadeva, seu pai e mestre espiritual, foi o primeiro Vyasa-puja. Dessa maneira, a tradição do Vyasa-Puja começou. Portanto, Vyasa-Puja, ou guru-puja, tem sido comemorado desde a antiguidade. Adoração ao Guru deve ser feita mesmo antes da adoração ou puja a Sri Krsna.
Nossa grande fortuna é que nós viemos nesta mesma sucessão, ou parampara, de gurus fidedignos, que inclui o próprio Sri Caitanya Mahaprabhu, Sri Svarupa Damodara, Sri Ramananda Raya, Srila Rupa Gosvami, Srila Sanatana Gosvami, Srila Krsnadasa Kaviraja Gosvami, Srila Narottama Thakura, Srila Visvanatha Cakravarti Thakura, Srila Jagannatha Dasa Babaji Maharaja, Srila Bhaktivinoda Thakura, Srila Prabhupada e meu gurudeva (Srila Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja) e seus irmãos espirituais. Somente nessa sucessão de gurus fidedignos existe a concepção de serviço a Sri Sri Radha Krsna, especialmente como uma serva de Srimati Radhika, como a meta mais elevada
É por isso que Srila Sanatana Gosvami é o guru de Srila Rupa Gosvami. Por outro lado, Srila Sanatana Gosvami aceitou Srila Rupa Gosvami como seu guru. Estas são as conclusões de guru-tattva. Se alguém se sente orgulhoso, pensando eu me tornei guru, então ele não é um guru de forma alguma. Um guru nunca faz discípulos, na verdade, ele transforma outros em guru*. Aquele que é um guru de verdade nem mesmo tenta se tornar um guru.
A pessoa deve tentar satisfazer Srila Rupa Gosvami e Srila Gurudeva, e sob sua guia tentar satisfazer Krsna ou Sri Caitanya Mahapraphu, que é o Vyasa original. Exclusivamente este, é o verdadeiro significado de Vyasa-puja.
*A palavra guru em Sânscrito (mestre espiritual) literalmente significa pesado.