O humor de separação estava sempre presente em
Mahaprabhu em Puri. Isso tudo acontecia devido a separação de Krishna e,
portanto, para obter algum alívio, Mahaprabhu ia até Tota-Gopinatha. Ao vê-lo,
sentia: “Ó, Eu vim para Vrindavana. Meu Prananatha (vida da Minha alma) está
aqui.” E assim Suas lágrimas de separação diminuíam.
Em um dos lados de Gopinatha vemos Srimati
Radhika, do outro, Lalita, e ambas são negras tal como Krishna. No humor de
Radhika, quando Mahaprabhu costumava ver Gopinatha, Ele (Ela) absorvia o humor
de Krishna e ficava negro. Radha tornou-se negra ao ver Seu Prananatha e
ao absorver-se nEle. Eventualmente, Ela tocava a flauta de Krishna, e assim
também tornava-se negra. Esse é o humor de Tota-Gopinatha com Radhika e Lalita.
Posteriormente, no humor de Srimati Radhika, Krishna se torna Mahaprabhu, e
Lalita se torna Sri Svarupa Damodara.
Embora não vejamos nenhuma outra vigraha (deidade) sentar-se, Ele o faz. Alguns dizem que na velhice de Sri Gadadhara Pandita, por não mais conseguir oferecer guirlandas para Gopinatha, Ele se sentou. Mas isso não é verdade.
Chaitanya Mahaprabhu desapareceu com a idade de
48 anos, e Gadadhara Pandita era apenas um ano mais jovem. Ele deixou este
mundo um ano após o Seu desaparecimento, e portanto, não chegou a envelhecer.
Após o desaparecimento de Mahaprabhu, seguindo Sua ordem, ele não deixou de
adorar Gopinatha. Sempre sentindo essa separação, emagreceu e ficou muito
fraco, não conseguindo sequer ficar de pé para oferecer uma guirlanda para
Gopinatha. Ao vê-lo nesse estado, Gopinatha sentou-se e ele continuou
oferecendo as guirlandas juntamente com suas lágrimas.
Mamu Thakura, um bhakta de Sri Chaitanya
Mahaprabhu, costumava prestar diversos serviços a Ele. Logo após o Seu
desaparecimento, Srila Gadadhara Pandita também desapareceu, e naquele momento,
seu discípulo Mamu Thakura foi nomeado pelo governo de Puri como servo de
Gopinatha. Ele já era idoso, tinha cerca de 84 anos, e não conseguia oferecer
adequadamente as guirlandas para Gopinatha. Alguns dizem que por Mamu Thakura
não conseguir fazer isso, Gopinatha sentou-se. Na verdade, no entanto,
Gopinatha senta-se apenas por Srimati Radhika. É algo comum Krishna levantar-se
e sentar-se por Srimati Radhika.
Trecho do harikatha de Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaja, em Puri,
Índia, setembro de 1993.
No último dia, quando Senhor Caitanya
Mahaprabhu desapareceu, Ele entrou no templo de Tota-Gopinatha e não saiu. Isso
é antardhan-lila-rasa do Senhor Caitanya Mahaprabhu. O Senhor Caitanya Mahaprabhu
adentrou ao templo de Tota-Gopinatha e não voltou. Senhor Caitanya Mahaprabu é
o próprio Krsna, Tem um verso em bengali que diz, “O Senhor Caitanya Mahaprabhu
entrou ao templo de Gopinatha, entrou no próprio Gopinatha e não voltou”. Este
é Mahaprabhu. Então Gadadhara permaneceu lá e o Senhor Caitanya Mahaprabhu está
lá também. Meses depois, Gadadhara também desapareceu deste mundo material.
Trecho do Hari katha de Tridandi Swami Sri SrimadBkaktivedanta Vana Goswami Maharaja, proferido em St Petersburgo,Rússia
em maio de 2016.
[Obs- Às 7 da manhã durante o darshan, quando
pedido, o pujari pode mostrar um pequeno risco dourado no joelho direito da
Deidade onde entrou Mahaprabhu.]
Fonte: http://www.ipbysbrasil.com/sri-gadadhara-pandita-goswami-e-tota-gopinatha/.