Srila Raghunatha dasa Goswami: um dos seis Gosvamis de Vrndavana.



 Raghunatha Das nasceu em uma família muito aristocrática e rica por volta de 1494, na cidade de Saptagram no distrito de Hooghly. Seu verdadeiro local de nascimento foi na vila de Krishnapura.

Sri Advaita Acarya

  Na infância, ele foi iniciado por Srila Yadunandana, discípulo de Sri Advaita Acarya. Além disso, Krsna providenciou o envio de Srila Haridasa Thakura para sua casa, e eles estavam juntos frequentemente. Desde a infância, ele tinha um grande gosto em cantar o santo nome, e aos cinco anos de idade ele recebeu iniciação e gradualmente desenvolveu sua bhakti. Raghunatha dasa disse a Mahaprabhu: "Quero estar com Você onde quer que vá". Embora fosse apenas um menino, ele ficou louco por causa Dele. Mahaprabhu respondeu: "Por enquanto, volte para casa e seja paciente, e quando chegar a hora certa, automaticamente você renunciará a tudo. Aos poucos, você será capaz de cruzar o oceano da existência material”. (Caitanya-caritamrta Madhya-lila 16.237).

Festival Panihati Cida-dadhi Mahotsava, organizado por Sri Raghunatha dasa Goswami

Continuamente chorava: “Oh Krisna, Oh Sacinandana Gaurahari!” Pela misericórdia de Nityananda Prabhu, ele rapidamente recebeu o abrigo de Mahaprabhu. Raramente comia algo, mas de alguma forma mantinha-se vivo. Depois de sair de casa, Raghunatha dasa não viajou pela estrada principal. Escondido, não comia nada além de um pouco de arroz inflado e um pouco de leite, e nessa viagem que durava um mês, ele fez em doze dias. Naquele tempo não havia trens ou carros, mas ele correu rapidamente, sem ter parado nem sequer para banhar-se.

Mahaprabhu e Sri Svarupa Damodara

  Mahaprabhu, em seguida, colocou Srila Raghunatha dasa gosvami sob os cuidados de Sri Svarupa Damodara, dando início dessa forma a sua vida transcendental, sempre ouvindo Sri Caitanya Mahaprabhu, Sri Svarupa Damodara, Srila Rupa Goswami, Sri Pundarika Vidyanidhi, Sri Vakresvara Pandita, Sri Gopal Guru e Srila Haridasa Thakura.

  A shila que Sri Caitanya Mahaprabhu deu a Raghunatha Dasa Gosvami. Em volta da shila vemos a gunja-mala. Essa shila encontra-se no templo de Radha Gokulananda, em Vrindavana.

 O sannyasi Shankarananda Saraswati enviou a Mahaprabhu uma gunja-mala e uma Govardhana-shila de Vrindavan. Mahaprabhu estimava ambos, considerando que o colar de contas gunja era idêntico a Radharani e a shila de Govardhana era idêntica a Krishna. Mahaprabhu segurava o Govardhana-shila em sua cabeça, olhos e coração, e isso lhe trazia grande prazer. Depois de adorar o colar e a shila por três anos, Ele decidiu um dia dá-los a Raghunatha como um sinal de Sua satisfação com sua devoção. Raghunatha se sentiu honrado e encantado com o presente do Senhor e, considerando-os as representações diretas de Shri-Shri-Gandharvika-Giridhari, ele os adorou com água e folhas de tulasi. Quando se empenhava em tal serviço amoroso, ele entrava em transe devocional. 

  Raghunatha permaneceu sob a tutela de Svarupa Damodar enquanto permaneceu em Puri, obtendo assim acesso direto ao serviço e associação confidencial de Mahaprabhu. Ao todo, ele permaneceu lá por dezesseis anos até que o Senhor e seu principal confidente desapareceram aos olhos deste mundo.

Sri Raghunath Das Goswami

 Após Mahaprabhu deixar este mundo, os devotos em Puri se sentiram arrasados. Para Raghunatha dasa, ir até o Gambhira era como adentrar um incêndio, e ele chorava dia e noite. Quando este evento aconteceu, Raghunatha sentiu que não poderia mais viver na ausência deles e decidiu ir para Vrindavana para cometer suicídio pulando da colina de Govardhana.

 Quando ele chegou em Vraja, ele conheceu Rupa e Sanatana Goswamis. Eles falaram com ele por muito tempo e finalmente o convenceram a não acabar com sua vida. Eles o adotaram como seu terceiro irmão e o mantiveram com eles. Rupa e Sanatana foram enriquecidos por ouvir os passatempos nectários do Senhor Sri Chaitanya Mahaprabhu de Raghunatha.

 Ele morava no Radha Kunda, onde se envolvia em suas práticas devocionais mais intensas. Lá ele foi abençoado  pela viúva de Nityananda Prabhu, Jahnava Devi, quando ela visitou o Radha Kunda. Sri Raghunath Das Goswami deixou seu corpo nas margens do Radha Kunda, no ano de 1586, onde fica seu samadhi.

Seu samadhi

 Raghnatha Das é Rati Manjari e Bhanumati (esposa de Duryodhana). (Gaura-ganoddesha-dipika 186)