Raghunātha Bhaṭṭa Gosvāmī: o kirtana acharya.

 


  Raghunātha Bhaṭṭācārya, um dos seis Gosvāmīs, era filho de Tapana Miśra. Nascido aproximadamente em 1425 Śakābda (1503 DC), ele era especialista em recitar o Śrīmad-Bhāgavatam e em Antya-līlā, capítulo treze, afirma-se que ele também era especialista em culinária; tudo o que ele cozinhava seria nectário. Śrī Caitanya Mahāprabhu ficou muito satisfeito em aceitar a comida que ele cozinhava, e Raghunātha Bhaṭṭa costumava tomar os remanentes da comida deixados por Śrī Caitanya Mahāprabhu. 

  Ele viveu por oito meses em Jagannātha Purī, após os quais o Senhor Caitanya ordenou que ele fosse a Vṛndāvana para se juntar a Śrī Rūpa Gosvāmī. Śrī Caitanya Mahāprabhu pediu a Raghunātha Bhaṭṭācārya que não se casasse, mas que permanecesse um brahmacārī e que ele lesse o Śrīmad-Bhāgavatam constantemente. Assim, ele foi para Vṛndāvana, onde se dedicou a recitar o Śrīmad-Bhāgavatam para Śrīla Rūpa Gosvāmī. Ele era tão especialista em recitar o Śrīmad-Bhāgavatam que recitava cada verso em três melodias harmônicas.

  Enquanto Raghunātha Bhaṭṭa Gosvāmī vivia com Śrī Caitanya Mahāprabhu, o Senhor o abençoou oferecendo-lhe nozes de bétel oferecidas à Deidade Jagannātha e uma guirlanda de tulasī que diziam ter até quatorze côvados [na média, o côvado equivale a aproximadamente 45 centímetros]. 

  Sob a ordem de Raghunātha Bhaṭṭa Gosvāmī, um de seus discípulos construiu o templo de Govindaji, em Vrndavana. Ele nunca falava de coisas sem sentido ou mundanas, mas sempre se empenhava em ouvir sobre Kṛṣṇa vinte e quatro horas por dia. Ele nunca se importou em ouvir blasfêmia de um Vaiṣṇava. Mesmo quando havia pontos a serem criticados, ele costumava dizer que, uma vez que todos os Vaiṣṇavas estavam engajados no serviço ao Senhor, ele não se importava com suas faltas. Mais tarde, Raghunātha Bhaṭṭa Gosvāmī viveu no Rādhā-kuṇḍa em uma pequena cabana. 

Seu samadhi

  No Gaura-gaṇoddeśa-dīpikā (185), é dito que Raghunātha Bhaṭṭa Gosvāmī era anteriormente a gopī chamada Rāga-mañjarī.

Comentário de Srila AC Bhaktivedanta Swami Prabhupada  no Chaitanya Charitamrita, Adi-lila 10.158.


Obs -Temendo que os muçulmanos profanassem a forma sagrada de Raghunatha Bhatta Goswami,Shri Jiva Goswami mandou cremar seu corpo. Uma parte das cinzas de Raghunatha Bhatta Goswami foram sepultadas no Teen Goswami Samadhi Pitha no Radha-kunda e também no Sessenta e quatro Samadhi Pitha em Vrindavana. [Extraído do livro: “OS SAMADHIS GAUDIYA VAISNAVAS EM VRINDAVANA” , CAP. 7 de Mahanidhi Swami.]