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Srila Visvanatha Chakravarti Thakura |
Após o desaparecimento de Sri Chaitanya Mahaprabhu e dos seis Goswamis de Vraja, a corrente de devoção pura (suddha-bhakti) continuou a fluir através da influência de três grandes personalidades: Sri Narottama dasa Thakura, Srinivasa Acharya e Sri Syamananda Prabhu. Srila Visvanatha Cakravarti Thakura é o quarto na linha de sucessão discipular que descende de Srila Narottama dasa Thakura. Radha-ramana Cakravarti, era o mestre espiritual de Visvanatha Cakravarti Thakura.
Os Vaisnavas da linha de Sri Ramanuja levaram o rei Jaya Singh II de Jaipur a acreditar que a adoração à Srimati Radhika com Sri Govindadeva não era apoiada pelas escrituras. A alegação era de que o nome de Srimati Radhika não era sequer mencionado no Srimad-Bhagavatam ou no Vishnu Purana, e que Ela nunca havia se casado com Sri Krishna segundo os rituais Védicos.
Os Ramanuja Vaisnavas diziam que os Gaudiya Vaisnavas não se incluíam nas quatro sampradayas e, portanto, não possuíam uma linhagem pura. Além disso, alegavam que devido aos Gaudiya Vaisnavas não possuírem seu próprio comentário para o Brahma-sutra (também conhecido como Vedanta-sutra), eles não seguiam uma sucessão discipular Vaisnava genuína.
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Srila Baladeva Vidyabhusana |
Já em idade avançada, Srila Chakravarti Thakura estava plenamente absorto na bem-aventurança transcendental de bhajana, por isso enviou o seu aluno Srila Baladeva Vidyabhusana ao encontro dos vaisnavas em Jaipur. Srila Baladeva Vidyabhusana partiu para Jaipur acompanhado por Sri Krishnadeva, discípulo de Srila Chakravarti Thakura.
No encontro de eruditos em Jaipur, Srila Baladeva Vidyabhusana refutou os argumentos e dúvidas da parte contrária, e todos foram silenciados por sua apresentação. Ele estabeleceu que os Gaudiya Vaisnavas estão na sucessão discipular de Sri Madhvacharya. Por esse motivo, Srila Baladeva Vidyabhusana compôs o famoso comentário Gaudiya, Sri Govinda-bhashya. Mais uma vez, a adoração à Sri Sri Radha-Govinda começou no templo de Sri Govindadeva, e a validade da Sri Brahma-Madhva-Gaudiya sampradaya foi firmemente estabelecida.
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Srila Baladeva Vidyabhusana |
Foi somente com a autoridade de Srila Visvanatha Chakravarti Thakura que Sri Baladeva Vidyabhusana foi capaz de escrever o Sri Govinda-bhasya e comprovar a conexão dos Gaudiya Vaisnavas com a Madhva sampradaya. Tal conquista de Srila Visvanatha Chakravarti Thakura, realizada em nome da sampradaya, ficará para sempre gravada na brilhante história do Gaudiya Vaisnavismo.
Seus três livros, Ujjvala-nilamani-kirana, Bhakti-rasamrtasindhu-bindu e Bhagavatamrta-kana, são tomados pelos Vaisnavas como sua riqueza.
Fonte: “Sri Camatkara-candrika” de Srila Visvanatha Chakravarti Thakura.
O Templo Radha Gokulananda é um antigo santuário, localizado em Vrindavan, em Uttar Pradesh. Viswanath Cakravarti providenciou a construção deste templo.
Neste templo há as pequenas Deidades Radha-Vinoda de Lokanatha Gosvami, as Deidades maiores de Vijaya Govinda de Baladeva Vidyabhusana, e as Deidades Radha Gokulananda de Viswanath Cakravarti. Uma pequena Deidade de Krishna em frente a Gokulananda e uma Deidade de Caitanya Mahaprabhu foram adoradas por Narottama Dasa Thakur.
Originalmente, Viswanath Cakravarti adorava a Deidade de Gokulananda no Radha Kunda. Ele então mudou para Vrindavana e ficou com Lokanatha Gosvami. O local onde este templo está localizado é onde Lokanatha Gosvami faz seu bhajana.
O nome de Visvanatha Cakravarti implica sua posição. Visvanatha significa "Aquele que revela a joia da devoção a Visvanatha (Sri Krishna, o Senhor do universo)". Cakravarti significa "aquele que expande o cakra (círculo) de bhakti".
No ano de 1754, no quinto dia da fase luminosa da lua no mês de Magha (janeiro-fevereiro), com aproximadamente cem anos de idade, enquanto absorto em uma condição interna no Sri Radha-kunda, ele entrou em aprakata (não manifestado) Vrndavana.Em Krishna lila ele serve Srimati Radhika como Vinoda-manjari. Seu samadhi está no pátio do templo Radha Gokulananda.