Esboço da vida de Swami Bon Maharaj.

 

Swami Bhakti Hridaya Bon (Vana) Maharaj


 Swami Bhakti Hridaya Bon (Vana) Maharaj nasceu em 23 de março de 1901, na vila Bahar da subdivisão de Vikrampur no distrito de Dacca na Bengala como Narendranath Mukherjee.

 No ano de 1914, Narendranath deixou seu vilarejo para ser admitido na Escola Missionária Inglesa em Ranchi. Isso desenvolveu nele um equilibrado poder de expressão em inglês, pensamento lógico, uma associação natural com os padres, particularmente o reverendo cônego William Cosgrave.

 Pouco depois, em 1918, ele ouviu os discursos de Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Prabhupad e pensou que finalmente havia alcançado a fonte da qual brotaria sua desejada imortalidade.

 Em 1923 ele aceitou a ordem renunciada e foi nomeado Tridandi Swami Bhakti Hriday Bon - era notável o nome. Bon não foi dado a nenhum outro discípulo de Prabhupada. A escolha do nome foi a visão do grande homem, pois ele sabia que o lugar de devoção de seu discípulo favorito seria "Hridi Vrinda Bon".

Seu mestre Srila Bhakti Siddhanta Saraswati Prabhupad


 Entre 1924 e 1932, sob a orientação de seu mestre espiritual, ele pregou a mensagem do Senhor Sri Caitanya e tornou-se famoso por seu conhecimento espiritual e poder oratório.Ficando impressionado com seu sucesso em espalhar a mensagem do Senhor Caitanya dentro do país, Sri Prabhupada decidiu enviá-lo para a Inglaterra e Alemanha como seu primeiro emissário e concedeu-lhe a difícil tarefa de propagar a mensagem do Senhor no exterior.

 Na Inglaterra, ele foi convidado a dar palestras na Universidade de Oxford e Cambridge, na Universidade de Exeter e em várias outras instituições teosóficas e acadêmicas.

Em julho de 1933, Swamiji foi recebido em audiência por Suas Majestades, o Rei George V e a Rainha Maria, no Palácio de Buckingham.

 Em Londres, ele fundou a "Sociedade Caitanya". Na Alemanha, ele foi convidado e proferiu palestras na Universidade de Berlim, Universidade de Munique, Universidade de Bonn, Universidade de Leipzig e algumas organizações religiosas.

 Em 1937, Srila Prabhupada faleceu, e logo depois disso Swamiji cortou sua conexão com a Instituição fundada por Prabhupada, uma vez que se lançou em lutas e litígios eternos.

 Pouco depois de seu retorno dos EUA, Swamiji decidiu se estabelecer em Vrindaban e iniciou a construção de seu Bhajan Ashram "Bhajan Kutir". Enquanto seu ashram estava em construção, ele passou por uma dura penitência e começou sua peregrinação ao Himalaia a pé.

Swami Bon em Munique, 1934.


 No retorno de sua peregrinação, Swamiji entrou em seu novo Bhajan Kutir, com suas Amadas Deidades Sri Sri Radhagovinda e se dedicou completamente a suas práticas espirituais. Ele se isolou totalmente, observando o silêncio, e fazendo uma refeição única por dia, engajado em práticas espirituais continuamente por quatro anos.

 Na conclusão de sua reclusão autoimposta, Swamiji sentiu a necessidade de uma instituição teológica para treinar estudiosos que representassem a cultura indiana e a herança espiritual. Por isso, ele estabeleceu o "Instituto de Filosofia Oriental", um centro de pesquisa em Filosofia Vaishnabita, o único desse tipo em todo o país. Ele também estabeleceu uma faculdade intermediária em Nandagoan, a residência de Nandalala, o pai do Senhor Krsna.

 Em 7 de julho de 1982 ele respondeu ao chamado da flauta e se perdeu no oceano da Devoção.