Visvarupa-mahotsava.

Chaitanya Mahaprabhu (como uma criança) dizendo a Seus pais que sonhava com Visvarupa recebendo sannyasa.

  É a observância (mahotsava, ou festival) da aceitação de Sannyasa por Visvarupa , a ordem de vida renunciada.

 Sri Caitanya Mahaprabhu recebeu sannyasa e começou a procurar seu irmão Visvarupa. Enquanto procurava, neste dia Ele descobriu que estava em Pandarapur e que havia deixado seu corpo. Ele havia tomado samadhi na margem do rio Bhima. Então, neste dia, embora Mahaprabhu estivesse observando Caturmasya-vrata estritamente por quatro meses, Ele raspou o cabelo. Antes deste ano, Ele nunca fez a barba por esses quatro meses, nem cortou as unhas.

 Significado de Srila AC Bhaktivedanta Swami Prabhupada no Sri Chaitanya Charitamrita Adi-lila 10:106 :

 É dito que Sankararanya era o nome sannyasa de Srila Visvarupa, que era o irmão mais velho de Visvambhara (o nome original de Sri Caitanya Mahaprabhu). Sankararanya expirou em 1432 Sakabda (1510 DC) em Sholapur, onde há um local de peregrinação conhecido como Pandarapura. [Isso é referido no Madhya-lila, Capítulo Nove, versículos 299 e 300]

 Significado de Srila AC Bhaktivedanta Swami Prabhupada no Sri Chaitanya Charitamrita Adi-lila 13:74 :

 Visvarupa era o irmão mais velho de Gaurahari, o Senhor Sri Caitanya Mahaprabhu. Quando os preparativos estavam sendo feitos para o casamento de Visvarupa, Ele recebeu sannyasa e saiu de casa. Recebeu o nome de sannyasa de Sankararanya. Em 1431 era Sakabda (1509 DC), Ele desapareceu em Pandarapura, no distrito de Sholapur. Como uma encarnação de Sankarshana, Ele é o ingrediente e a causa imediata da criação deste mundo material. Ele não é diferente de Sri Caitanya Mahaprabhu, pois o amsa e o amsi, ou a parte e o todo, não são diferentes. Como uma encarnação de Sankarshana, Visvarupa pertence à manifestação quádrupla de catur-vyuha [ Sri Vasudeva, Sri Sankarsana, Sri Pradyumna e Sri Aniruddha]. No Gaura-candrodaya é dito que Visvarupa, após Sua assim chamada morte, permaneceu misturado com Sri Nityananda Prabhu.